O que é molusco contagioso.

Molusco contagioso é uma doença dermatológica que é transmitida pelo vírus do molusco.

È caracterizado por tumores cutâneos claros que surgem na pele, é comum em crianças de 0 a 12 anos de idade embora aconteça também em adultos, podendo em alguns casos ser considerado uma doença sexualmente transmissível (DST).

O vírus do molusco é um Pox Vírus, parente do vírus da Varíola, é o maior e complexo vírus que infecta o ser humano .

Como é transmitido ?

O vírus é transmitido por contato direto ou por contato sexual.

Sintomas do molusco contagioso

Surgem pequenas pápulas que se desenvolvem em espécie de verrugas clara com pedículo de cerca de  5 milímetros de diâmetro.

Aparecem frequentemente no peito ou nos genitais, mas podem surgir em qualquer lugar na pele. A doença não tem perigo mas é desconfortável e inestética.

Tratamento

O tratamento do molusco contagioso é feito por recolha de amostras do tumor e observação microscópica, as células tem inclusões típicas. Deve-se iniciar o tratamento quando surgem as primeiras lesões, evitando a disseminação que ocorre em alguns casos, quando pode ser necessária a internação para realizar o tratamento sob anestesia, devido ao incômodo causado pelos métodos de remoção.

O tratamento também varia conforme a idade do doente, do número de lesões, localização das lesões e presença ou não de sinais inflamatórios. O método mais usado é a curetagem, que consiste em arrancar as lesões e depois cauterizá-las com a aplicação de tintura de iodo. Outras alternativas são a crioterapia (aplicação de nitrogênio líquido nas lesões), aplicação de ácido tricloroacético ou hidróxido de potássio nas lesões até o seu desaparecimento ou uso prolongado de uma pomada com lisozima, uma substância anti inflamatória, que provoca uma reação imunológica na pele que estimula a cura das lesões.

O paciente é reexaminado pelo médico após o tratamento em intervalos de 2 semanas a 2 meses para tratar possíveis lesões que aparecem posteriormente. Além disso, em adultos, quando as regiões são na área genital ou anal, deve-se examinar também o parceiro sexual.

O tratamento também pode ser feito a base de pomadas, cremes e sabonetes a base de calêndula.

Outro tratamento alternativo e feito com óleo essencial de Tea Tree , conhecido como Melaleuca