Tratamento: Granuloma do coto umbilical

Comentários desativados em Tratamento: Granuloma do coto umbilical

Granuloma do coto umbilical é um dos problemas que podem afetar os bebes recen nascidos. Lesão de cor rosa/vermelha, saliente e tem aspecto de estar molhado o que é normal apos a queda do umbigo do bebe.

Granuloma dá-se devido ao excesso de tecido de cicatrização que se forma com a separação do cordão, esse problema pode ser detectado em uma simples consulta de rotina ou quando os percebem que algo esta errado com o umbigo do bebe (liquido claro ou sanguinolento).
Quando detectado o problema deve-se fazer acompanhamento medico para que possa distinguir de outras situações que se possam apresentar forma semelhante, apesar de causar preocupação nos pais esta não é uma situação de risco nem de desconforto para o bebe.
Na maioria dos casos desaparece sem nenhum tipo de tratamento, mas há algumas opções terapêuticas que podem ser consideradas:
álcool a 70º – a aplicação de álcool nestes casos não tem como objectivo a desinfecção, mas sim ajudar a “secar” o granuloma
aplicação de nitrato de prata – deve ser feita por um profissional de saúde para não lesar a pele íntegra que rodeia o umbigo
aplicação de pomada à base de “cortisona” – deve também ser prescrita por um médico e aplicada segundo as suas indicações
“estrangulamento” (esta tradução não é brilhante, mas não encontrei termo melhor) – esta opção deve também ser feita por um profissional de saúde e consiste na aplicação de um fio de sutura por baixo da base do granuloma, apertando-se posteriormente até o “estrangular”; não dói, mas causa sempre alguma ansiedade aos pais
Quando a lesão não responde ao tratamento, devem ser consideradas outras hipóteses de diagnóstico, pelo que se torna importante a re-avaliação médica.