Sinais de doenças graves, fique atento

Comentários desativados em Sinais de doenças graves, fique atento
Doenças, Saúde infantil, Sintomas

Após o nascimento do bebê devemos ficar atentos com os sinais de doenças graves, pois sabemos que o bebê precisa de visitas frequentes ao pediatra, tanto as programadas como as não programadas, por causa de doenças graves imprevistas.

doenças graves

Alguns dos motivos são possíveis problemas de saúde como resfriado, tosse e indisposição estomacal, devido o seu sistema imunológico estar imaturo.

Deve-se ter muito medo de doenças graves e atenção dobrada com um bebê recém-nascido, pois ele pode adoecer gradativamente muito rápido, sendo um bom motivo para leva-lo ao médico.

Quando buscar ajuda médica?

Alguns casos de doenças necessitam de uma atenção maior, onde o bebê deve ser levado ao medico o mais rápido possível, já outros não necessariamente.

Lista de doenças graves

A tabela abaixo exibira uma lista que poderá ajudar no auxilio de quando levar o bebê assim que puder ou imediatamente.

corpo estranho

Leve ao médico assim que puder:

• Estiver a mais de 12 horas com diarreia.
  • Colocação de algum corpo estranho na boca, nariz, ouvido e vagina: Não tente remover, procure ajuda médica.
  • Queimaduras de superfície maiores que um polegar de adulto com formação de bolhas e queimaduras de sol.
  • Febre: leve o bebê ao médico se a febre persistir por dias, se o bebê apresentar choro contante ou se a febre for acima dos 39 graus, o que é considerada uma febre alta.
  • Vomito a mais de 12 horas: febre ou erupção na pele.
  • Moleira funda: lábios secos, ausência de lagrimas, pouco xixi e muita amarelada, tudo pode apresentar desidratação, devido a consequência de diarreias, febres e vômitos.
  • Choro constante: se estiver com respiração diferente, com gemido ou ofegante, principalmente se a temperatura estiver abaixo dos 38 graus, siga seus instintos, se seu filho estiver chorando além do normal ou de forma diferente procure ajuda medica.
  • Vômito com sangue ou nas fezes: uma das causas são os bicos dos seios rachados, que pode apresentar a presença de sangue no regurgitamento do seu filho, mais mesmo assim procure um médico o mais rápido possível.
  • Pele irritada ou avermelhada: geralmente isto ocorre se o bebê estiver com febre.
  • Chiado ao espirar ou tosse de cachorro: laringite pode obstruir a passagem de ar na garganta do bebê.
  • Sintomas de meningite: rigidez no pescoço, prostração,
    letargia, moleza excessiva, sem reação a estímulos, meleira mais levantada que o normal (estufada).

Leve ao médico se os sintomas persistirem por mais de 24 horas:

• Irritação incomum: se apresentar nenhum motivo aparentemente.
  • Olhos com secreção, lacrimejantes ou com vermelhidão: esses sintomas podem ser uma conjuntivite e deve ser tratada imediatamente, pois é muito contagiosa.
  • Secreções: nos olhos, ouvidos, umbigo, pênis ou vagina.
  • Inapetência: Gera perda de apetite no bebê.

Casos de emergência:

Casos em que se deve levar a criança ao medico (pronto-socorro) imediatamente.

• Se estiver semiconsciente ou inconsciente.
  • Dificuldade na respiração: ou respiração rápida demais, casos em que a pele, ponta de dedos e lábios começam a ficar roxos devido a falta de oxigênio.
  • Convulsão: geralmente convulsão são causadas por febres ou outras causas, se o bebê estiver com os olhos revirando, não respondendo chamados, lábios tremendo e com movimentos estranhos, são sintomas de convulsão que costumam ser caudas por febre ou por outras causas.
  • Se ingerir substancias toxicas ou prejudicial: Em casos de medicamentos para adultos, (leve a embalagem do medicamento para o hospital).
  • Um ferimento que esteja sangrando muito: seja um corte profundo que necessite de pontos, para isso mantenha pressão com um pano lipo sobre o local afetado para que possa conter o sangramento.
  • Se ocorrer uma queda seria: ainda mais se apresentar fratura ou bater a cabeça, podendo chegar a perder a consciência momentaneamente e se também chegar a vomitar varias vezes depois da batida.

Os problemas aqui mencionados tem o intuito de auxiliar nos momentos de agonia que passamos quando nos deparamos em casos como os citados acima. mais lembre-se, manter a calma será fundamental para que você e a criança possam passar melhor por essa situação.