Causas e tipos de pneumonia em bebês e crianças

Comentários desativados em Causas e tipos de pneumonia em bebês e crianças

A pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões, a pneumonia é provocada pela penetração de algum agente infeccioso e irritante, como bactérias, vírus , fungos e também por reações alérgicas ou químicas.

Classificação da pneumonia

Pneumonia Viral
Começa com um simples resfriado e vai piorando, podendo chegar a ter febre 38,6 graus, tosse que não melhora, além de respiração rápida e curta.
Pneumonia Bacteriana
Os sintomas aparecem de uma hora para outra: febre alta, acima de 39 graus, respiração curta e ofegante e tosse. A perda de apetite e a falta de energia também são marcas registradas da pneumonia, mas é sinal de alerta o fato de a criança continuar prostrada e inerte mesmo depois de controlada a febre.

Entre as causas da pneumonia está o fumo como principal causador , ar condicionado, resfriados mal cuidado, além de mudanças bruscas nas temperaturas,entre os sintomas de pneumonia estão a febre alta, tosse, dor no peito, alteração da pressão arterial, mal estar, falta de ar secreção de muco de cor amarelada ou esverdeada além da fraqueza.

Tratamento para a pneumonia
O tratamento da pneumonia vai depender do diagnostico do paciente, a pneumonia viral, assim como todas as outras infecções provocadas por vírus, não responde a antibióticos. O tratamento, nesse caso, pode se limitar a repouso, administração de líquidos, remédios para a febre e eventuais inalações, para facilitar a respiração

pneumonia

Quando a pneumonia é causada por bactéria, o tratamento requer o uso de antibióticos,a orientação para a pneumonia pode ser necessária quando a pessoa for idoso, tiver febre muito alta, ou apresentar alterações clinicas decorrente da própria pneumonia, tais como comprometimento da função dos rins e da pressão arterial, não podemos esquecer da dificuldade respiratória caracterizada pela baixa oxigenação do sangue.

Tipos de pneumonia:

Pneumonia bacteriana: é uma infecção provocada por bactérias e o tratamento pode ser feito com antibióticos;
Pneumonia viral: é causada por vírus e o tratamento é mais prolongado porque não existem remédios antivirais para todos os vírus existentes;
Pneumonia aspirativa: surge após aspirar um líquido, como seu próprio vômito, podendo ser causada tanto por vírus como por bactérias;
Pneumonia atípica: é provocada por microrganismos diferentes dos da pneumonia comum, como o Mycoplasma pneumoniae;
Pneumonia comunitária: é uma infecção do pulmão grave que se pega fora do hospital ou nas primeiras 48 horas de internamento hospitalar;​
Pneumonia nosocomial: quando a pneumonia se desenvolve enquanto o indivíduo está internado no hospital ou até 72 horas após a alta.

Para evitar pegar a pneumonia é recomendada a vacinação pneumocócica, mas outras boas maneiras são lavar as mãos, evitar lugares com poluição ou fumaça, utilizar roupa adequada e usar máscara de proteção durante uma epidemia.