Dicas sobre sexo na gravidez.

Gestação, Saúde

A intimidade sexual é uma parte normal e saudável de um relacionamento. Antes da gravidez, provavelmente se sentiu confortável em um relacionamento íntimo com seu parceiro. Agora que você está grávida, você pode ter dúvidas ou não tem certeza se eu deveria ter relações sexuais com seu parceiro.

Existem muitos mitos sobre sexo e gravidez, incluindo:

– O sexo pode ser prejudicial ou dolorosa durante a gravidez.
– A relação sexual pode prejudicar o bebê.
– O bebê de alguma forma “sabe” que eles estão tendo sexo.

Verdade ou mito?

A menos que seu profissional de saúde lhe diga o contrário, o sexo durante a gravidez é seguro para você e seu bebê.
Quanto ao bebê, você não tem ideia do que estão fazendo a mãe e o pai. O bebê está bem protegido por uma almofada de líquido no útero e no abdômen da mãe.

Quando o sexo é perigoso durante a gravidez?
Existem algumas circunstâncias em que o sexo não é seguro durante a gravidez. As mulheres com as seguintes complicações de saúde deve conversar com um profissional antes de fazer sexo:

– História ou risco de aborto espontâneo ou de parto prematuro
– Sangramento, secreção vaginal inexplicada ou cólicas ou sem justa causa
– Vazamento de líquido amniótico ou ruptura do saco amniótico
– Placenta prévia (quando a placenta é baixa e cobre o colo do útero)
– Colo do útero incompetente (quando ele é fraco e abre muito cedo)
– Se houver uma infecção sexualmente transmissível

Se a sua gravidez é considerada de alto risco, deve ter mais cuidado do que outras mulheres. O seu profissional de saúde pode aconselhá-lo a evitar ter relações sexuais durante toda ou parte da gravidez.

Como a gravidez afeta a minha vida sexual?
Muitas mulheres acham que a gravidez lhes dá mais vontade de fazer sexo antes de engravidar. O desejo sexual é causada por alterações hormonais. Para algumas mulheres, o seu novo corpo voluptuoso pode desempenhar um papel em fazê-los se sentir mais sexy do que nunca.

Outras mulheres se sentem desejo sexual vai e vem durante a gravidez. Eles podem se sentir cansado, têm emocional ou chateado. Aqui estão algumas alterações comuns que você pode descobrir durante as fases da gravidez.

* primeiro trimestre

Os primeiros 3 meses de gravidez, muitas vezes acompanhada de sintomas físicos que podem fazer você perder um pouco de interesse em sexo.
Sintomas como sensação de cansaço, náuseas, seios doloridos e necessidade freqüente de ir ao banheiro pode fazer você se sentir que o sexo é um incômodo.

* segundo trimestre

Com o tempo você chegar ao segundo trimestre, a náusea, fadiga e desconforto em seus seios normalmente desapareceram ou são muito mais controlada.
Sua barriga está crescendo, mas é pequeno o suficiente para ter sexo confortavelmente.
Você pode se sentir mais disposto a ter relações sexuais. Mulheres acumular cerca de 3 libras de sangue durante a gravidez e a maior parte do fluxo de sangue é dirigida para a área pélvica.
Algumas mulheres acham que a maior quantidade de fluxo de sangue aumenta a sua capacidade de ter um orgasmo e até mesmo mais de uma vez.

* terceiro trimestre

Para o final da gravidez, a barriga crescendo e as expectativas do parto e levantando o novo bebê pode fazer você perder um pouco de interesse em sexo.
Suas preocupações são perfeitamente normais. Existem outras maneiras de conseguir intimidade com seu parceiro sem ter sexo.

Quais sã as melhores posições sexuais durante a gravidez?
É possível que ambos se sintam confortáveis ​​com vária posições sexuais antes e durante o início da gravidez, você pode se sentir desconfortável ou até mesmo ser perigoso nas fases posteriores do desenvolvimento infantil. Por exemplo, as mulheres grávidas devem evitar deitado de costas (posição do missionário tradicional) após o quarto trimestre, porque o peso do útero em crescimento coloca pressão sobre os vasos sanguíneos principais. Existem alternativas para a posição tradicional missionário. Tente o seguinte:

–  Mulher por cima: Esta posição permite que a gestante controle para ser confortável a ralação sexual.

Posição da conchinha : ambos se deitam de lado para o ato sexual.Desta forma é mais confortável para gestante devido ao aumento de sua barriga.

– Mãos e joelhos (quatro): Esta posição funciona melhor durante o primeiro e segundo trimestres, porque também reduz a pressão sobre o abdômen. Mas, como sua barriga cresce durante a gravidez tardia, você pode achar que é desconfortável.

Há outras formas de estar juntos na intimidade?

Você não precisa de uma relação sexual para alcançar a intimidade com seu parceiro. Outras maneiras de compartilhar o seu desejo sexual incluem:

– Beijar
– Abraço
– fazer-lhe uma massagem sensual
– Sexo oral
Nota: Se você estiver fazendo sexo oral, aconselhe o seu parceiro não soprar ar em sua vagina. Isso pode causar um acidente vascular cerebral (bloqueado vaso sanguíneo por uma bolha de ar), o que pode resultar em ferimentos graves para você e seu bebê.

Geralmente, se uma mulher gostava de certas atividades sexuais antes da gravidez, você pode continuar a fazer durante a gravidez, sempre que você se sinta confortável. Para perguntas específicas, fale com o seu profissional de saúde.

Outras dicas para você e seu parceiro

Converse com seu parceiro sobre suas necessidades de forma aberta e afetiva. Tenha em mente as preocupações dele, além dele. Se eles trabalham juntos, eles podem encontrar maneiras de ser feliz para o outro.
Se guiar pelo prazer e conforto dos dois. Se algo não é qualquer um dos dois, substituí-lo.
Não perca o seu senso de humor.
Para prevenir infecções sexualmente transmissíveis, usar um preservativo (camisinha) durante a relação sexual ou tem apenas sexo com alguém que não conhece outros parceiros sexuais. Converse com seu médico sobre o teste de HIV para você e seu parceiro.
Se a gravidez é de alto risco ou tiver dúvidas, consulte o seu profissional de saúde.

O quão rápido eu posso ter relações sexuais depois do parto?
Depois que o bebê nasce, você deve esperar até depois do seu check-up pós-parto antes de retomar a relação sexual. Normalmente leva pelo menos 4 semanas após o parto para que as mulheres se sintam confortáveis ​​e pronta para o sexo. É reconfortante saber que a maioria dos casais retomar a sua vida sexual ativa em algum momento no primeiro ano de vida do bebê.

Tags:,