Consequências da diabetes infantil e juvenil.

Criança também tem diabetes?

Crianças e adolescentes são a faixa etária amais afetada pelo Diabetes Mellitus Tipo 1,uma das doenças mais comuns na infância.
Trata-se de uma doença auto imune, ou seja, quando o sistema imunológico ataca as células do Pâncreas responsáveis pela produção
de insulina matando-as.
Dessa forma o Pâncreas produz pouco ou nenhuma insulina, o que causa a doença.
Aproximadamente 20 de cada 100 mil crianças e adolescentes podem desenvolver o Diabetes Tipo 1 a cada ao.

O que a criança com Diabetes sente?
Tem muita fome, come muito, e apesar disso emagrece ou não ganha peso.Tem muita sede, urina com frequência e em grande quantidade,
queixa-se de visão embaçada, sente-se fraca ou sem disposição para realizar as atividades diárias.

O que acontece no organismo de uma criança com diabetes tipo 1?
Uma pessoa sem diabetes, o açúcar de uma refeição rica em carboidratos (arroz, massas, doces, frutas, leite…)… é convertido em
glicose no intestino, a glicose é então absorvida para o sangue, a partis do sangue, a glicose deve ser transportada para dentro das
células para fornecer-lhes energia.
A insulina é um hormônio produzido no pâncreas, é o transportados da glicose do sangue para dentro das células.

Em crianças com diabetes tipo 1,o pâncreas não consegue produzir insulina, portanto a glicose não pode entrar nas células para fornecer-lhes energia
e a taxa de glicose torna-se muito elevada no sangue.(Hiperglicemia)
Já o diabetes tipo 2, atinge geralmente adultos, mas pode ocorrer em adolescentes obesos.Neste caso o adolescente é capaz de produzir a insulina
mas a obesidade provoca uma resistência das células a reação da insulina, isto é, a insulina ineficiente para transportar a glicose para dentro das células
e esta de acumula no sangue causando Hiperglicemia.
Os sintomas da Diabetes Mellitus Tipo 2 podem ser menos perceptíveis, mas também incluem sede, urina frequente e em grande quantidade e falta de energia.

Como avaliar se uma criança tem diabetes?
Ao perceber os sintomas que sugerem o diabetes, deve-se procurar o médico ou o serviço de saúde para realizar testes apropriados para o diagnóstico da doença.

È possível tratar o diabetes?
È possível controlar. No caso do diabetes tipo 1 controle é feito com injeção de insulina, dieta equilibrada de carboidratos, proteínas e gorduras e exercícios
físico regular.
Antes ou após o exercício físico, é aconselhável que a criança que tomas insulina tenha a glicemia monitorada, para evitar quadro de Hipoglicemia após o
execício.
Vale lembrar que a taxa de açúcar de ser monitorada varias vezes ao dia por meio de glicemia de ponta de dedo.
Já o diabetes tipo 2, pode ser tratado com dieta equilibra, emagrecimento, exercício físico regular e as vezes comprimidos que ajudam o pâncreas produzir mais insulina ou facilitam a ação desta.
A criança diabética precisa de cuidados mais não é diferente de ouras crianças. A criança diabética pode levar uma vida semelhante a das outras crianças que não possuem diabetes.

Como evitar diabetes em crianças
Você pode evitar essa doença desde o nascimento das crianças. A prevenção pode começar com o aleitamento materno, evitando a alimentação artificial rica em açúcares desnecessários nesta fase. Para evitar a obesidade infantil e também diabetes, é necessário que as crianças a apreciar uma alimentação saudável e atividade física, evitando com um estilo de vida sedentário, ficar muito tempo na frente de jogos de computador, televisão ou vídeo. As crianças precisam de uma dieta rica em fibras e pobre em açúcar. O ideal é diminuir a ingestão de açúcares rapidamente absorvidos, como o açúcar refinado, marrom, vidro e mel, açúcares e substituir existentes em massas e frutas.

IMPORTANTE
Se o açúcar do sangue não for mantido próximo aos níveis normais, a criança diabética terá maior risco de ter complicações e problemas que afetarão os olhos, rins, coração e sistema nervoso.
O diabetes requer uma vida de disciplina, monitoramento e tratamentos constantes, mas não impede que a criança seja feliz!

Tags:, , ,