Cancer infantil: tratamento, quimioterapia e transplante.

Câncer – é um termo geral para um grande numero de doenças em que as células do corpo se multiplicam descontroladamente.

Células normais se dividem e se multiplicam, assim o corpo pode formar novas células ou repor células velhas ou danificadas.Quando o câncer ocorre a divisão celular se torna irrestrita, quando não há necessidade para essa divisão.

Além disso as células que se formam tem formato irregular,e não podem funcionar adequadamente, estas células podem se formar numa massa sólida chamada tumor benigno, se o tumor não afeta os tecidos vizinhos, podemos cham-lo de benigno.

Se as células tumorosas também invadem as células vizinhas, é chamado de tumor maligno. Somente o tumor maligno é chamado de câncer.

Tumores malignos tem tendencia de se espalharem para outras partes do corpo. Isso ocorre porque as células tumorosas se separam do tumor, e se espalham através da corrente sanguínea ou canais linfáticos.

As células tumorosas formam um novo tumor numa outra parte do corpo chamado de metástase. O que causa o câncer é desconhecido, mas há certos fatores de risco que aumentam a chance de contrair câncer como o tabagismo, alto consumo de álcool, excessiva exposição ao sol, dieta não saudável, certos carcinógenos, como amianto ou radiação radioativa.

O câncer nem sempre pode ser curado, um tratamento de sucesso depende da localização, tipo, tamanho da área de disseminação e proporção do crescimento do câncer.

Sintomas do câncer

Fadiga

Protuberância ou área de espessamento que pode ser sentida sob a pele

Mudanças de peso, incluindo a perda não intencional ou ganho

Alterações da pele, tais como amarelecimento, escurecimento ou vermelhidão da pele, feridas que não cicatrizam ou alterações moles

Mudanças nos hábitos intestinais ou da bexiga

Tosse persistente

Dificuldade em engolir

Rouquidão

Indigestão persistente ou desconforto depois de comer

Dor muscular ou nas articulações persistente e sem causa aparente

Febre ou suores noturnos persistentes sem causa aparente.

Tratamento do câncer

Geralmente o câncer é tratado com uma combinação de cirurgia, quimioterapia e radiação, isso diferencia de acordo com o paciente e o tipo de câncer.

Cirurgia

O objetivo da cirurgia é remover o tumor mais uma margem de tecido que aparenta saudável – pois este já pode conter células malignas. Caso o tumor seja muito grande, a cirurgia pode reduzir boa parte do tumor, e o paciente depois recebe outros tratamentos, como radio ou quimioterapia.

Radioterapia

Terapia que usa radiação ionizante no local do tumor. É muito utilizada para tumores que ainda não se espalharam e não tem metástases. A radioterapia também pode ser usada nos casos em que o câncer não pode ser retirado completamente com a cirurgia, ou quando se quer diminuir o risco de o câncer voltar a crescer após o procedimento.

Quimioterapia

O tratamento utiliza medicamentos orais ou intravenosos, com o objetivo de destruir, controlar ou inibir o crescimento das células doentes. A quimioterapia pode ser feita antes ou após a cirurgia, e o período de tratamento varia conforme o câncer e o paciente.