HPV na gravidez tem cura?

Gestação

O HPV na gravidez não tem cura porque o tratamento demora aproximadamente 2 anos para garantir a cura definitiva do HPV.

Apesar de ser incomum a contaminação do bebê com HPV da mãe, quando ele é contaminado, o bebê pode  apresentar verrugas na região oral, dos olhos, laringe e região genital.

Para tratar o HPV na gravidez vai depender muito gravidade do doença, ou seja, vai depender do local e do  tamanho das verrugas, como também do tempo de gestação.
Lembrando que o tratamento deve ser feito ate o a 34º semana de gestação para que o local das lesões fique  completamente cicatrizado antes do parto.
A gestante com HPV pode ter parto normal, o parto cesária só será indicado nos casos em que as verrugas estão  presentes dentro do canal de parto.
Os riscos do HPV na gravidez é que a mãe pode transmitir o vírus para o bebe na hora do parto, mas isso não é muito comum pois mesmo que o bebe seja infectado com o vírus este não chega a manifestar a doença.
Contudo, quando o bebê é contaminado, ele pode desenvolver verrugas na região oral, genital, ocular e laríngea, que devem ser devidamente tratadas.

Após o parto aconselha-se que a mulher seja examinada novamente para verificar a existência ou não do vírus, e assim continuar o tratamento caso seja necessário.
Não é indicado tomar vacina contra HPV na gravidez, mas ela pode ser tomada logo após o nascimento, sob orientação médica.
OBSERVAÇÃO: A mulher pode amamentar normalmente pois o tratamento não impede a amamentação, pois não passa para o leite materno.