Catapora sintomas, transmissão e tratamento

O que é a catapora?
Também conhecida como Varicela a catapora é uma doença infecciosa de fácil transmissão. Por isso, no inverno várias crianças costumam aparecer com as bolinhas vermelhas.
A doença geralmente atinge crianças entre 1 a 10 anos de idade, mas pode surgir em qualquer fase da vida, inclusive em adultos.
Na maioria das vezes, a catapora não traz consequências sérias, mas alguns casos podem resultar em hemorragia grave, pneumonia e infecção por bactérias.

catapora 1

Sintomas da catapora
O principal sintoma da doença são as bolinhas vermelhas na pele. È importante a não deixar a criança coçá-las, pois podem se tornar feridas e infeccionar. Além das bolhas pela pele, as pessoas com catapora costumam ter febre, coceira e desconforto generalizado.

Transmissão da catapora
Geralmente a transmissão da catapora acontece pela saliva, espirro e tosse ou contato direto com as bolhas. Mas também pode acontecer por meio de contato direto com objetos contaminados pela doença.

Tratamento para catapora
Doença transmitida por vírus, o ideal é se vacinar para evitar o problema. Uma única dose protege 97% das crianças de até 13 anos.
Para controlar a febre, os médicos indicam remédios do tipo antitérmicos.Para casos mais graves, há medicações específicas.
È importante evitar Aspirina e outros medicamentos que contém ácido acetilsalicílico (AAS) por causa de uma síndrome que acomete o fígado e pode causar coma.
A catapora quando acontece na criança saudável, ela normalmente não precisa de tratamento, pois é uma doença alto limitada, ou seja ,a criança vai ter a fase da febre com as bolhas, depois vai criar crostas, a casquinha de ferida e na sequência a criança vai ficar bem.
A melhor maneira de evitar a doença, seria a vacinação que acontece em duas fases:
– primeira fase: de 1 e três meses de idade
– segunda fase: o reforço aos 4 e 5 anos de idade.
As pessoas idosas, gestantes ou que tenha alguma outra doença grave se não tiveram a doença na infância precisam ser vacinadas.
È importante o repouso, pois a primeira fase da doença é uma fase em que a pessoa tem febre, tem queda do estado geral, tem dor de cabeça, por isso é muito importante que a pessoa tenha repouso e tome bastante líquidos e
banhos frequentes com remédio indicado pelo médico para não infectar essas lesões.

ALERTA – O doente precisa ficar longe de outras pessoas e esperar que as
lesões cicatrizem para evitar a transmissão da doença.