Produtos contendo benzocaína oferece riscos à saúde do bebê

Comentários desativados em Produtos contendo benzocaína oferece riscos à saúde do bebê
Saúde, Sintomas

Medicamentos a base de Benzocaína trás risco a saúde

Nos EUA, produtos usados para aliviar os sintomas da dentição contendo benzocaína podem ser proibidos.

Danielle Kapetanovic descreveu em fevereiro deste ano em sua pagina do Facebook que produtos usados para aliviar os sintomas de dentição a base de benzocaína são inseguros, e seus efeitos colaterais são assustadores.

benzocaína comprimido

A norte-americana relatou que após sua filha Chloe ter utilizado o medicamento, ela parou de respirar após alguns segundos, logo após a aplicação da pomada, e sua pele apresentou uma coloração azulada. felizmente Chloe foi reanimada e nada mais grave aconteceu.

No dia 23 de maio deste ano, a CBS rede americana de noticias publicou a seguinte noticia: FDA adverte que produtos para dentição à base de benzocaína são inseguros e quer vê-los fora do mercado.

Substâncias da benzocaína

A Benzocaína contém uma substância que age como anestésico no local para bloquear a condução de impulsos nervosos. No Brasil seu uso é controlado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que controla as dosagem para cada tipo de paciente.

Geralmente o medicamento é utilizada para combater sintomas de dor de dente, tais como (coceira, inchaço e desconforto), o medicamento pode ser encontrado nos EUA em qualquer supermercado e drogarias, já no brasil pela internet.

A FDA se pronunciou a respeito dos efeitos colaterais que os medicamentos a base de benzocaína pode causar nas crianças, Em 2011 um primeiro alerta foi no uso do spray, o mesmo era a base de benzocaína, o uso do medicamento reduzia drasticamente o nível de oxigênio trasportados pelo vasos sanguíneos. Ainda em 2011 A FDA emitiu um segundo alerta, desta vez o medicamento em forma de gel ou pomada (Metahemoglobinemia).

Veja Também: Camomilina C, Saiba como Usar!

benzocaína pomada

Em junho de 2018 a FDA emitiu um terceiro alerta sobre a benzocaína:

“A FDA (Food and Drug Administration) dos EUA alerta para o fato de que medicamentos orais sem prescrição médica que contenham benzocaína não devem ser usados ​​no tratamento de bebês e crianças menores de 2 anos. Também estamos alertando que os medicamentos orais que contenham benzocaína só devem ser usados ​​em adultos e crianças com 2 anos ou mais se eles contiverem certas advertências no rótulo do medicamento. Esses produtos acarretam sérios riscos e proporcionam pouco ou nenhum benefício para o tratamento da dor oral, incluindo gengivas doloridas em bebês devido à formação da dentição. benzocaína, um anestésico local, pode causar uma condição na qual a quantidade de oxigênio transportada através do sangue fica bastante reduzida. Essa condição, chamada meta-hemoglobinemia, pode ser fatal e resultar em morte.”

A dra. Janet Woodcock, diretora do Centro de Avaliação e Pesquisa de Drogas da FDA também comenta sobre o assunto.

“Dadas as evidências acumuladas sobre a associação de benzocaína à meta-hemoglobinemia, estamos tomando as medidas necessárias para trabalhar com a indústria para descontinuar a distribuição e venda de produtos de saúde bucal sem prescrição de benzocaína destinados à dor da dentição e adicionar informações de alerta sobre meta-hemoglobinemia e uma contraindicação contra o uso para a dor da dentição e contra o uso em crianças menores de 2 anos de idade para os produtos de cuidados de saúde orais contendo benzocaína restantes ”

Isso confirma que o comunicado emitido pela FDA, é extremamente comprovado e verdadeiro.

Tags:,