O que é estradiol ?

Comentários desativados em O que é estradiol ?
Saúde

Estradiol é o principal hormônio sexual da mulher, pois desempenha um papel fundamental em mulheres em fase de reprodução, incluindo os ossos, podendo também ser indicado para os homens, este hormônio é produzido nas glândulas adrenais de ambos os sexos, nos homens nos testículos e nas mulheres no ovário, este hormônio em níveis elevados causa agressividade e dominância.

estradiol width=

Como atua este hormônio ?

Nas mulheres, é responsável pelo crescimento dos órgãos sexuais feminino, porém é o predominante durante os anos em que a mulher encontra-se em fase de reprodução, nos homens atua com outra função, impede a morte prematura dos espermatozoides.

Podendo ser administrado por via oral ou injetável, seu uso pode variar da indução da ovulação para a concepção, também usado para amenizar os efeitos da menopausa, funcionando tanto como supressor ou estimulador.

Sintomas de estradiol baixo

Os sintomas de estradiol baixo nas mulheres, pode variar de acordo com o ciclo menstrual, o nível normal em mulheres jovens é de 30 a 400 picogramas por mililitro de sangue, em mulheres na pós menopausa recai um pouco é de 0 a 30 picogramas por mililitro de sangue.

Caracteriza-se como nível baixo quando apresenta os seguintes sintomas:

• – Pele seca
  • – Perda rápida de peso
  • – Problemas de concepção

Estradiol baixo

Em níveis baixos pode indicar problemas como:

• – Insuficiência ovariana
  • – Desequilíbrio hormonal
  • – Ausência de menstruação
  • – Hipopituitarismo

Sintomas de estradiol alto

Quando há um tumor no ovário ou endometriose, os níveis deste hormônio tendem a aumentar, pois com o nível elevado podem manifestar certos sintomas como:

• – Excasso de peso
  • – Acne
  • – Fadiga
  • – Insônia
  • – Dor no peito
  • – Perda de cabelo
  • – Problemas estomacais
  • – Edema

Estradiol e gravidez

Os níveis de tende a subir constantemente, de acorde com que se aproxima o parto é maior a concentração, por volta do 4º e 5º dia após o parto, o nível hormonal começa a regularizar.

Estradiol e gravidez

Estradiol para Fertilidade

O tratamento dura cerca de 3/6 meses, porém é usado em casos de fertilização in vitro, pois atua como complemento para o tratamento que é feito com indutores hormonais sintéticos.

Reposição hormonal com estradiol

A reposição hormonal não será feita somente com este medicamento, o médico poderá indicar uma dieta equilibrada para ajudar a complementar, pois certos alimentos como o inhame, contém uma grande quantidade de estrogênio, porém deverá ser consumido como chá, pois desta forma ajuda na fertilidade.

Como controlar os níveis de estradiol ?

Para controle, você poderá fazer um tratamento hormonal, fazer dieta com alimentos que contém estradiol e fazer uso de anticoncepcionais e medicamentos que contém hormônio, se você está pensando em ficar grávida procure seu médico e faça exames para prevenir quaisquer eventualidades hormonais.

Estradiol 1

Alimentos que contém estradiol