O que é placenta prévia ou baixa?

Comentários desativados em O que é placenta prévia ou baixa?
Gestação

A placenta prévia – É um problema de gravidez em que a placenta cresce na parte mais baixa do útero e cobre toda a abertura do colo do útero ou uma parte da mesma. A placenta cresce durante a gravidez e nutre o feto. O colo do útero é a abertura para o canal de parto.

Placenta prévia parcial

A placenta cobre parcialmente a abertura do colo do útero. Nesse caso, o parto vaginal ainda é possível, mas depende do quanto a placenta está cobrindo a abertura uterina. Se necessário, será feita cesárea.

Placenta baixa

Este tipo começa no início da gravidez, com a placenta já localizada mais baixo do que o normal. Entretanto, o canal não fica obstruído, havendo a possibilidade de realizar parto vaginal.

Placenta prévia marginal

A placenta prévia marginal acontece quando a parte inferior na placenta encosta nas margens do orifício interno do colo uterino. Qualquer sobreposição durante o parto pode causar pequenos sangramentos. No entanto, partos vaginais são normalmente seguros.

Placenta prévia completa

Este é o tipo mais grave, com a placenta cobrindo a totalidade do orifício interno do colo do útero. A cesárea é recomendada e, em casos graves, o bebê pode precisar nascer prematuramente.

Causas

Durante a gravidez, a placenta se move como o útero estica e cresce. No início da gravidez, é comum que a placenta fique parte inferior do útero. Mas como a gravidez continua, a placenta se move para a parte superior do mesmo. No terceiro trimestre, a placenta deve estar perto do topo do útero de modo que o colo do útero é limpo para ahora do parto.

Às vezes a placenta cobre parcial ou completamente o colo do útero. Isso é chamado de placenta prévia.

Existem diferentes formas de placenta prévia:

Marginal: A placenta está perto do colo do útero, mas não abrange a abertura.
Parcial: A placenta cobre parte da abertura do colo do útero.
Conclua: A placenta cobre toda a abertura cervical.
A placenta prévia ocorre em 1 em cada 200 gestações e é mais comum em mulheres que têm:

Um útero forma anormal
Muitas gestações anteriores
Gestações múltiplas (gêmeos, trigêmeos, etc.)
A cicatrização da mucosa do útero por causa de uma história anterior de gravidez, cirurgia cesariana ou aborto
IVF
Mulheres que fumam, usam cocaína ou têm filhos em uma idade mais avançada também podem ter um risco aumentado.

Sintomas
O principal sintoma da placenta prévia é sangramento vaginal repentino. Algumas mulheres têm cólicas também. Sangramento geralmente começa perto do final do segundo trimestre ou início do terceiro trimestre.

A hemorragia pode ser graves e fatais. Você pode parar por conta própria, mas pode começar de novo dias ou semanas mais tarde.

Trabalho às vezes começa dentro de alguns dias após o sangramento pesado. Às vezes o sangramento pode não ocorrer até após o início do trabalho de parto.

Tratamento
Seu médico irá avaliar cuidadosamente o risco de hemorragia, comparativamente ao risco de parto pré-termo para o bebê. Após 36 semanas, dando à luz o bebê pode ser o melhor tratamento.

O tipo de tratamento irá depender:

• Da quantidade de sangramento
  • De quanto o problema está afetando a sua saúde e a saúde do seu bebê
  • Do quão perto está a data do parto.

Quase todas as mulheres com  placenta prévia podem precisar de uma cesariana. Se a placenta cobre a totalidade ou parte do colo do útero, o parto vaginal pode causar sangramento, que pode ser fatal para a mãe e o bebê.

Se a placenta está perto do colo do útero ou está cobrindo uma parte dela, o seu médico poderá recomendar:

– Reduzir atividades
– Casas de repouso

Se a placenta prévia é descoberta no início da gestação, as chances de melhorar por conta própria são altas. A posição da placenta pode mudar à medida que o útero cresce. Assim, até ao final da gravidez, a placenta pode estar no lugar correto.