Alopécia infantil – Crianças com Calvicie

Comentários desativados em Alopécia infantil – Crianças com Calvicie

A alopécia areata se caracteriza pela perda dos pelos,sendo comum no couro cabeludo mais podendo acontecer em qualquer região do corpo. Alopécia é indiferente podendo afetar homens e mulheres, essa doença é de característica genética, mais também pode ocorrer devido a algumas alterações ambientais.

A causa da alopecia areata não é totalmente conhecida, mas sabe-se que é uma condição autoimune, em que o sistema imunológico ataca e destrói tecido corporal sadio por engano. Nesse caso, o alvo do ataque são estruturas que formarão o pelo.

É normal que os bebes tenham queda de cabelo perdendo alguns ou todos os fios o que é normal nos 6 primeiros meses de vida não sendo motivo de preocupação para os pais.

A queda de cabelo do bebe ocorre em contato com o travesseiro e colchão, sendo essa queda na maioria das vezes do lado da cabeça e na parte de trás do couro cabeludo.

Há casos em que o bebe pode nascer com alopecia, o que é raro e podendo ocorrer por si só ou em associação com determinadas anomalias das unhas e os dentes.

Na infância a perda de cabelo pode desenvolver-se devido a outros fatores como, medicamentos, lesões no couro cabeludo, dependendo da idade se for um pouco mais velha pode dar quedas devido a amarrar com muita força e pentear com escovas arrebentado o fio pela raiz.

Alopecia é considerada uma doença comum entre crianças e adolescentes e considerada um distúrbio do próprio cabelo, neste distúrbio, as crianças perdem o cabelo em uma área circular, causando um careca. Em geral, quando é limitada a algumas áreas, as perspectivas para a recuperação completa é boa, mas quando a condição persiste ou piora cremes e até injeções de esteroides e outras formas de terapia no local da queda de cabelo geralmente são usados. Infelizmente, se a perda de cabelos é extensa, pode ser difícil para renovar o seu crescimento.

Existem também queda de cabelo com uso de alguns medicamentos, como nas quimioterapias para tratamento de câncer, ou doenças como micoses, stress, deficiências nutricionais, síndrome de má absorção, desnutrição.

Sintomas alopecia areata

O paciente não tem muito sintoma, o que pode ocorrer as vezes é coceira na região, um pouco de sensibilidade e a perda dos pelos e normalmente é reversível.

Como saber se esta com alopecia?

No dia a dia pode-se notar a perda de cabelo ao pentear ou passar a mão, normalmente a alopecia é caracterizada devido a queda de cabelo em forma de rodinha, podendo acontecer também na região da barba para os homens.

Porque alopecia e outros tipos de queda de cabelo pode ser um sinal de outros problemas médicos ou nutricionais, trazer essas condições para a atenção do seu pediatra sempre que ocorrem após os primeiros seis meses de idade. O médico vai olhar para couro cabeludo do seu filho, determinar a causa e prescrever o tratamento. Às vezes, um encaminhamento para um dermatologista pediátrica é necessária.