Tipos de endometriose,causa, sintomas e tratamento.

Saúde, Saúde Feminina

O que é a endometriose?
A endometriose é uma doença benigna, que envolve a presença de endométrio fora da cavidade uterina. Para entender o que é a endometriose deve saber que o útero é composto por três camadas:

download

Perimétrio: é a camada mais externa; é uma fina, serosa.
Miométrio: a camada intermédia é constituída por fibras musculares.
Endométrio é a camada mais interna. É um glândulas camada mucosa, que varia alterações hormonais, e por sua vez é constituída por duas camadas: a camada basal e a camada funcional, que é o que verte em cada período de voltar a regenerar cada ciclo menstrual.

Lesões

A localização mais comum é a endometriose no ovário. Os cistos são formados, que se enchem de sangue e adquirem uma cor escura que se assemelha ao chocolate, de modo a que chamados de cistos de chocolate.

Outras lesões que podem encontrar alguns dos cistos são nódulos (de cor azulada, sem líquido dentro) e aderências (vermelhas ou esbranquiçadas escuro, levando a fibrose causando dor).

Além do ovário, outros locais comuns da endometriose são: os ligamentos que rodeiam o útero, peritoneu (o que é uma camada fina que envolve o abdómen para dentro), vagina ou recto, entre outros.

Tipos de endometriose

A endometriose ou adenomiose interno: ectópica endométrio é encontrado entre as paredes do miométrio. Muitas vezes não apresenta sintomas.

Endométrio endometriose externo, neste caso, pode ser localizado em qualquer órgão do corpo, ou genital ou genital (intestino, inflamação pulmonar …). Explica-se a seguir como sendo o mais importante do ponto de vista clínico.
Estima-se que esta doença afeta cerca de 10% das mulheres, com maior freqüência entre 30-40 anos, e em mulheres com alto nível socioeconômico.

Há várias teorias sobre o mecanismo de endometriose, mas a verdade é que ainda não está claro onde o implante de tecido endometrial fora do útero. O que sabemos é que há um número de fatores de risco que estão relacionados com a sua presença:

Idade fértil.
Ciclo curto (dentro de 27 dias), com o sangramento menstrual pesado (mais de sete dias).
Cirurgia prévia no útero.
Presença de anormalidades anatômicas no trato genital.
Também se sabe que existem alguns fatores que reduzem o risco de sua aparência:

Exercício por mais de sete horas por semana.
Tomar contraceptivos orais.

Sintomas da endometriose

Em 20-30% dos casos de endometriose são assintomáticas, ou seja, as mulheres que não têm quaisquer sintomas. O resto pode ter:  uma dor que está localizado na parte inferior do abdômen. Ele geralmente se apresenta como dismenorréia (dor durante a menstruação), mas a dispareunia (relações sexuais dolorosas), que é devido ao envolvimento dos ligamentos do útero e do envolvimento da vagina e do reto também podem ocorrer:

– Distúrbios menstruais: ciclos curtos, com hemorragia intensa e, por vezes, com sangramento de escape.
 – Infertilidade: Infertilidade e esterilidade estão intimamente relacionados com a endometriose, de modo que se estima que entre 25-50% das mulheres inférteis têm endometriose. O mecanismo pelo qual ele ocorre é variada: por adesões e a fibrose causada por lesões da endometriose, para tratar distúrbios do sistema imunológico, e a secreção de substâncias por parte do endométrio ectópico que impedir a fertilização adequada.
 – Outros: endometriose que afeta o aparelho digestivo ou do trato urinário e outros locais extrapélvica produz sintomas característicos da sua localização. Envolvimento da bexiga causa aumento da frequência urinária, se há infiltração da mucosa, pode haver hematúria (sangue na urina). Os sintomas indicativos de envolvimento gastrointestinal incluem diarréia, sangramento, constipação e dor com a defecação. Todos esses sintomas se agravam durante a menstruação.

Diagnóstico da endometriose

Larascopia

Investigações

O ultra-som é usado principalmente para a formação de cisto no ovário.
A ressonância magnética é usada em casos de endometriose profunda com acometimento  retal.
A laparoscopia é o teste definitivo para diagnosticar endometriose. Esta técnica permite  ver o interior do abdômen através de um par de furos, lesões observadas diretamente, e  retirar amostras para análise ao microscópio. Além disso, enquanto você pode proceder à  remoção cirúrgica das lesões.
Segundo lesões que são exibidos e sua extensão, vai dar uma certa pontuação, que classifica  a endometriose em quatro etapas:

* Estágio I: envolvimento mínimo.

* Fase II: doença leve.

* Fase III: moderadamente afetados.

* Estágio IV: envolvimento grave.

Previsão endometriose

É uma doença benigna, mas progressiva. Além disso, não podem, ou seja, uma vez removido reaparecem (estimadas anualmente utiliza 5-20% dos casos).

As possíveis complicações que podem surgir no decurso da doença incluem: ruptura endometrioma, infecção e malignidade, tornando-se uma doença neoplásica (este ocorre em 0,7% e, geralmente, em mulheres com mais de 40 anos).

Tratamento da endometriose

No tratamento de endometriose, existem várias opções para escolher um sobre o outro irá depender de diversos fatores:

A gravidade dos sintomas.
A extensão da doença.
Localização.
O desejo de gravidez da doente.
A idade do paciente.
Os objetivos do tratamento, independentemente da opção escolhida será o alívio da dor, a remoção de lesões de endometriose, e restauração da fertilidade quando uma mulher desejar engravidar.

As várias opções de tratamento possíveis são discutidas.

Expectante
Não surge gerenciar tratamento específico em mulheres com ou sem sintomas em uma endometriose mínima ou leve é ​​suspeito sintomas leves.

Para controlar a dor ou analgésicos são usados. Também é útil a administração de contraceptivos orais para retardar a progressão da doença e evitar a gravidez, se eles não querem.

Tratamento médico
O crescimento das lesões de endometriose altamente dependentes de hormônios ovarianos, para que as mulheres com endometriose possam melhorar durante a gravidez e durante a menopausa, a diminuição de estrogênio no organismo.

Por isso, um mecanismo utilizado para tratar esta doença é a realização de uma indução da menopausa ou a gravidez falsa, isto é, atingir a situação hormonal semelhante ao produzido nestas circunstâncias organismo. Portanto, você não pode engravidar durante o tratamento médico, e da ovulação é inibida.

Os diferentes medicamentos a serem utilizados são os seguintes:

Progestogênicos: inibir o crescimento de tecido endometrial e inibir a produção de hormonas do ovário. A duração do tratamento é de pelo menos seis meses, e como efeitos secundários incluem náuseas, sangramento menstrual irregular, a retenção de líquidos …
Danazol: uma diminuição de estrogênio nos ovários promovendo hormonas, e crescimento de lesões de endometriose. Clinicamente causa uma melhora da dor e dor pélvica durante o sexo e causa amenorreia (ausência de menstruação). Como efeitos secundários adversos incluem um aumento na andrógenos: ganho de peso, acne, hirsutismo, e assim por diante.
Análogos de GnRH: também são úteis para reduzir a dor e implantes de endometriose. Produzir um estado de pós-menopausado, de modo que os efeitos secundários são aparecer ondas de calor, secura vaginal, diminuição da densidade óssea, dor de cabeça, irritabilidade … A duração do tratamento não deve ser inferior a seis meses.

O tratamento cirúrgico
A cirurgia é indicada para grave, incapacitante ou sintomas agudos, e quando a doença é avançada.

Podemos distinguir dois tipos de intervenções:

A cirurgia conservadora: o útero e o mais vasto conjunto possível de restos de tecido ovariano. Envolve fulguratura ou ablação a laser de lesões de endometriose, e remoção de aderências ou fibrose associada. O objectivo é restaurar as características normais do pélvis.
A cirurgia radical ou definitiva envolve a remoção do útero também a remoção de trompas e ovários se eles são afetados. Ele é realizado em casos graves, e naqueles em que persiste apesar do tratamento clínico médica ou cirurgia conservadora. Também influencia a escolha deste método, o desejo das mulheres de ter filhos ou não, desde então, não ser possível gravidez. Em mulheres jovens você pode tentar manter os ovários, mas, se necessário, será necessário remover posteriormente administrar hormônios exógenos para substituir aqueles que já não são produzidos pelos ovários.

O tratamento combinado
Ele é a combinação de tratamento médico e cirúrgico, e há duas variantes:

Tratamento médico pré-operatório: antes do tratamento médico é dada a cirurgia para diminuir o tamanho das lesões, e, assim, reduzir a extensão da cirurgia.
Tratamento médico pós-operatório: quando os implantes falhar completamente ressecado com a cirurgia, o tratamento médico é aplicada para controlar a doença

Tags:, , , ,