Sapinho (candida albicans) nos bebes, como tratar!

Desenvolvimento

Sapinho em bebê

Sapinho (candida albicans) nos bebes se manifesta como pontos de cor branca, podendo ser confundidos como restos de leite, esta infecção afeta os bebês com menos de seis meses de idade, pois estes tem tem a imunidade baixa ficando mais suscetíveis ao aparecimento da infecção que é chamada de Candidíase Oral.

Característica

O fungo da cândida albicans pode apresenta-se na forma de uma levedura ou filamentosa e pode assumir forma de pseudohifa, ou seja, manifestam-se de forma agrupada.

Causas do sapinho no bebê

As causas do aparecimento do fungo pode ocorrer através da transmissão pela mãe durante o parto, podendo manifestar-se também devido ao uso de antibióticos, pois este medicamento causa a redução do número de bactérias da boca do bebê ou higiene incorreta de chupeta ou mamadeira, ajudando o crescimento do fungo.

sintomas de sapinho

Sintomas de sapinho

Os sintomas do sapinho na boca do bebê apresenta-se como pequenos pontos brancos na língua formando placas também na gengiva, parte interna da bochecha, céu da boca e lábios.

Em casos onde a infecção afeta a garganta e o esôfago o bebê pode sentir dor causando a dificuldade para engolir, pois esta causa irritação e inchaço, ocasionando a perda de apetite e a febre, indicando que é um caso mais grave da infecção.

Diagnóstico

O diagnóstico da candidíase oral é feito no consultório médico e baseado nos sintomas e características apresentadas pelo paciente.

Riscos do sapinho

O sapinho não é perigoso para o bebê e não acarreta danos a saúde, o problema do sapinho é que causa dor e desconforto para mamar, mas o pediatra poderá receitar um analgésico.

Tratamento para sapinho

O tratamento da candidíase oral pode ser feito através de aplicação de antifúngico líquido, creme ou gel.

O tratamento pode ser demorado e você não deverá raspar ou cutucar a área afetada, pois isso só vai piorar o problema. Lactantes devem ficar atentas a qualquer ardor no bico do seio, pois o bebê pode transmitir a doença para a mãe.

tratamento para sapinho

Tratamento caseiro para sapinho

Para que se inicie o tratamento caseiro primeiro você deverá fazer a higiene da boca do bebê, você deverá diluir uma colher de chá de bicarbonato de sódio em uma xícara de água filtrada e faça a limpeza do boca com uma gaze.

• – Cascas da romã – em 250 ml de água, faça um chá com as cascas de româ e limpe a boca a boca do bebê 3 vezes ao dia
  • – Iogurte natural – basta colocar o iogurte na área afetada e deixe por 5 minutos, depois remova com água morna e filtrada, repita o procedimento 2 vezes ao dia durante uma semana

Prevenção

Certos bebês são mais suscetíveis do que outros ao fungo, alguns médicos acreditam que o desenvolvimento do sapinho possa ser devido ao uso de chupetas ou mamadeiras não higienizadas de forma correta ou devido a sujeira acumulada no bico de ambas, lembrando que bebês que ainda mamam no peito e não chupam chupeta também podem ter caso de sapinho.

Para evitar que isso aconteça com seu bebê você deverá lavar bem as mãos antes de ter contato com ele, não beijá-lo na boca, esterilizar chupetas, mamadeiras e talheres, para mães que amamenta faça a aplicação de um creme antifúngico nos mamilos e antes de amamentar lave-os bem, isso vai evitar que a candidíase passe do seio da mãe para o bebê.

Tags:, , , , ,

Temos 4 comentários sobre o post:

1. Heloiza disse:

Meu filho de apenas 20dias esta com sapinho. Qual sera melhor remedio? Estou usando mel rosado sera que funciona ou tenho que usar nistatina suspensao oral, foi oque o pediatra da minha primeira filha me passou.
  2. anderson disse:

Aconselha-se leva-lo ao pediatra pra ele avaliar e assim dar o medicamento correto! Agradeço a preferencia, Débora
  3. Marcelo Frois disse:

Minha filha contraiu monilíase. Há uma suspeita de que tenha sido na creche, porém apenas suspeita. Pergunto se tem como tem certeza do local de contágio? Pergunto se é de fato contagioso, ou transmissível, e se o é, qual o grau de risco de contágio para convívio com outra criança.
  4. anderson disse:

Ola boa tarde, a monilíase é uma infecção causada por um fungo chamado candida albicans, o mesmo da candidíase, e ele se desenvolve devido a baixa imunidade do nosso organismo. Colocarei aqui pra vc um link onde vc pode ler e ver tambem um video que vai tirar todas suas duvidas. http://pediatravirtual.net/sapinho-em-bebe-como-tratar/ Agradecemos sua preferencia, volte sempre! Débora