Dermatite atopica infantil: tratamento com novos medicamentos.

Eczema atópico – Dermatite Atópica
Chamado de eczema atópico ou lesões de dermatite atópica de pele inflamatória propensos a se repetir ao longo do tempo.
A dermatite atópica caracteriza-se por atingir mais as regiões de dobras do corpo, além da face e do couro cabeludo, acomete mais pessoas com bronquite ou renite alérgica.
É definida como uma doença crônica da pele que apresenta erupções que coçam e apresentam crostas, cujo surgimento é mais comum nas dobras dos braços e da parte de trás dos joelhos. A dermatite atópica pode também vir acompanhada de asma ou rinite alérgica.

È comum a ferida coçar bastante , mais existe a possibilidade de cura espontânea, doença de caráter hereditário e surgem por causas emocionais.

A dermatite atópica ocorre mais cedo, a partir do terceiro mês podendo persistir até a vida adulta. Apesar da doença não ser contagiosa, o aspecto da inflamação na pele acaba afastando algumas pessoas do contato social, o preconceito causa sofrimento psicológico a pessoa doente.

A pessoa com dermatite atópica deve evitar usar roupas de tecido sintético e preferir roupas de algodão.

Dicas para pele com dermatite atópica:

1) Cuidados com o banho – banho rápido e em temperatura média(morna), não muito quente, mesmo no inverno. Não usar bucha durante o banho pois deixará a pele mais ressecada.Usar sabonete antialérgico ou de glicerina.

2) Evitar animais de estimação –  pois o pelo acaba acarretando ácaros que acarretam o pólen das plantas que se acumula no pelo que por sua vez piora mais a situação.

3) Evitar amaciante de roupas – lavar somente com o sabão em pó e enxaguar bem .

4) Vestimento –  evitar roupas de lã e sintética, usar sempre roupas de algodão, referente ao cobertor é aconselhável colocar sempre um lençol por baixo.

5) Mantenha a pele hidratada – a pele com dermatite tem uma dificuldade em se hidrata, então é necessário a reposição da hidratação da camada lipídica que a pele não consegue fazer por si só, cremes comuns não resolvem o problema é necessário procurar o medico para prescrição do creme correto para hidratação da pele.

Tratamento dermatite atópica

O tratamento da dermatite atópica é feito a  base de medicamentos. anti-histamínicos tomados por via oral podem ajudar com a coceira que acompanha essa doença, podendo causar sonolência, mais porem diminuem, a coceira na pele.

Alguns cremes ou pomadas de cortisona poderão ser prescritos pelo médico, caso não haja melhora no quadro e a pele esteja infeccionada outros medicamentos como cremes antibióticos serão receitados.