Causas da rinite alérgica infantil

A rinite é o conjunto de sintomas principalmente no nariz e nos olhos que ocorre quando respiramos alguma substancia que nos dá alergia como o pó, pelo de animais ou pólen. Doença que afeta a mucosa nasal produzindo espirros, prurido, obstrução, nasal e, por vezes, a falta de cheiro e tem sintomas posteriores (tosse seca, falta de ar, chiado, etc) característico de um hiper-reatividade brônquica.

Causas da rinite
A inflamação da mucosa nasal e os seus sintomas concomitantes da-se devido aos ácaros. Entre os mais envolvidos neste tipo de rinite que parecem ser parte da vida de  uma  pessoa, os alérgenos mais comuns são os ácaros do pó da casa, pelos e urina de animais (gatos, cães,  hamsters) no  interior e algumas  espécies de  fungos atmosféricas. Além  disso, o fator de  alergia podem ser encontrados no local de  trabalho,  dando assim origem a que se  chama rinite  ocupacional. Os elementos mais  comumente envolvido dentro desta  área são  farinhas de cereais (padarias, indústria de alimentos de conveniência, fábricas de rações, etc),  enzimas  proteolíticas (fábricas  detergentes, medicamentos, farinha) e  madeira tropical.
A rinite alérgica sazonal é geralmente fácil de reconhecer. Os testes cutâneos e os sintomas que a pessoa apresenta pode ajudar o médico a determinar o que está causando o problema.

polen

Tipos de rinite em crianças
Rinite medicamentosa – geralmente é causada por auto-medicação, ou seja, sem orientação médica, as pessoas decidem por conta própria o que irão utilizar por via nasal. Esta é uma atitude de grande risco, pois muitos destes medicamentos podem piorar sintomas persistentes.

Rinite vasomotora – ocorre por vários motivos. Pode ocorrer em decorrência de cirurgias nasais, stress, estímulos químicos e físicos, gravidez, medicamentos, etc. Por isso é muito importante tentar identificar os motivos que desencadeiam a rinite, pois pode-se prevenir dos sintomas através da redução da exposição aos estímulos descritos.

Rinite alérgica -é a mais comum das rinites. Antigamente, a rinite alérgica era classificada como sazonal e perene. Atualmente, esta classificação foi alterada para intermitente, aonde os sintomas estão presentes menos de quatro dias por semana e por menos de um mês e persistente, quando os sintomas permanecem por mais de quatro dias por semana e por mais de um mês. A rinite alérgica ocorre, principalmente em decorrência da poluição, poeira ou pólen, que são os grandes vilões desta doença.

Causas da rinite alérgica em crianças ?
O trato respiratório é o sistema mais comumente afetado por doenças alérgicas na infância, este processo de sensibilização ocorre em crianças entre dois e dez anos de idade a alérgenos ambientais.
Embora a rinite não seja uma doença hereditária a criança que sofre de rinite pode ter nascido com uma predisposição genética e contato com substâncias que causam a inflamação da mucosa nasal, por exemplo, pólen, ácaros, mofo ou pelos.
Isto significa que se pai, mãe ou irmão tem rinite/asma, a criança apresenta um risco maior de desenvolver a rinite.Por outro lado, a frequência começa a aumentar gradualmente a partir de quatro anos de idade.
Ela ocorre quando um agente externo, como pólen, ácaros ou pelo de animais-epitélios entram pelas narinas e é rejeitado pela mucosa do nariz, provocando um espirro. Além disso, esse agente irrita as terminações nervosas na cavidade nasal, causando coceira e nasal estimulação das glândulas que produzem muco (secreção ou corrimento nasal).

rinite infantil

Sintomas da rinite alérgica em crianças
Os sintomas mais comuns da rinite alérgica são:
– congestão nasal
– coriza
– espirro
– prurido nasal
A congestão nasal é a obstrução nasal produzida dificuldade ventilatória com respiração bucal, voz nasal e, secundariamente, pode levar a alterações no desenvolvimento facial e má oclusão dentária. .
Os sintomas da rinite alérgica em crianças é o prurido nasal, causado pela fricção do nariz. Quando feito de forma intensiva e especialmente à noite, levando a erosões na mucosa do nariz e da ocorrência de sangramento, o que alarma os pais quando a criança acorda de manhã com as roupas de cama manchadas de sangue .
Além de espirros, prurido, coriza e congestão nasal, crianças com rinite alérgica mais importante pode ter respiração ruidosa, repeti tosse, roncos noturnos e perda de paladar e olfato.

Tratamento da rinite alérgica
O tratamento da rinite alérgica pode ser feito de três maneiras:
higiene do ambiente: evite carpetes, cortinas, tapetes e bichos de pelúcia podem armazenar poeira e ácaros, e não devem fazer parte do quarto. Os ambientes da casa devem estar sempre bem ventilados e ensolarados. De preferência a limpeza que deve ser feita com pano úmido. Também devem ser evitados produtos de limpeza, tintas, perfumes, fumaça do cigarro e inseticidas.

medicamentos:  descongestionantes nasais e corticosteroides são medicamentos usados para tratar uma crise de rinite alérgica. Esses tem o objetivo de melhorar a respiração nasal e evitar ou amenizar as crises.

vacinas: vacinas antialérgicas também são uma opção para casos em que não houve melhora com as medicações e uma alternativa para casos em que não se pode evitar contato com o alérgeno. Ela está indicada se o teste cutâneo ou sanguíneo comprovar o alérgeno. Nesse tratamento, são aplicadas em injeções ou gotas sublinguais com quantidades controladas da substância para que o organismo deixe de ser hiperreativo a ela. O objetivo é que, no passar do tempo, as crises se reduzam e a pessoa consiga até suspender as medicações.

Tags:, , ,