Anemia infantil as causas, sintomas e tratamento.

Anemia

Vamos falar um pouco sobre a Anemia em crianças e como fazer pra evitar esse problema, mas quando falamos sobre esse problema devemos lembrar que muitos bebes tem a anemia.
A anemia é um quadro que é melhor não ter, pois para tratar é só com medicamento , pois muitas pessoas pensam que melhorar a alimentação pode corrigir, errado, não pode apenas mantém.
O tratamento começa pelo aleitamento materno exclusivo, pois a anemia é uma alteração no sangue onde não temos a hemoglobina em quantidade suficiente, então quando se tem uma diminuição da hemoglobina desenvolve – se anemia.
Pode ocorrer por varias causas, pode aguda, pode ser cronica, mas a anemia mais comum e a anemia por falta de ferro.Essa anemia pode começar desde bebe,por exemplo,o estoque de ferro que o bebe vai fazer pra renovar seu sangue ele é conseguido no ultimo trimestre da gestação, então todo bebe prematuro não consegue fazer este estoque, então ele ja pode ter anemia desde o nascimento.
Outras crianças em fase de crescimento, ja maiores, quando passa do infantil para o juvenil(adolescência) ele pode desenvolver anemia, mulheres que menstruam e gestante também tem uma necessidade maior de ferro.
Gestantes – logo no começo já introduz o Ácido Fólico importante para formação do sistema nervoso do bebe, mas porem a gestante passa toda a gravidez tomando suplemento de ferro que é pra poder fazer esse estoque para o bebe no final.

Então é muito importante o aleitamento materno exclusivo, sem água, sem chá, sem fruta, sem salgadinho e outras coisas mais, somente o peito.

Resumindo anemia é a diminuição de glóbulos vermelhos no sangue, pois o glóbulo vermelho é responsável pelo transporte de oxigênio para o tecido.

Causas

Quando a anemia se desenvolve o nível de hemoglobina esta baixa, fazendo com que o transporte de oxigênio que é fonte de energia dos tecidos se torna prejudicado.

Os sintomas

Os sintomas de anemias são: fraqueza, cansaço, sonolência, palidez, a mucosa ocular fica branca, irritabilidade, cabelos mais finos, unha quebradiça.

Exames e testes

O médico irá realizar um exame físico e poderá encontrar:
sopro cardíaco
Pressão arterial baixa, especialmente quando está de pé
pálido
Aumento da freqüência cardíaca

Alguns tipos de anemia podem causar resultados adicionais de um exame físico.

Os testes de sangue utilizados para diagnosticar alguns tipos comuns de anemia podem incluir:
Os níveis sanguíneos de ferro, vitamina B12, ácido fólico e outras vitaminas e minerais
Contagem de glóbulos vermelhos e hemoglobina nível
Contagem de reticulócitos

Você pode fazer outros testes para identificar problemas de saúde que podem causar anemia.

Tratamento

O tratamento da anemia deve ser dirigido para a causa da anemia e podem incluir:
Transfusões de sangue
Corticosteroides ou outros medicamentos que suprimem o sistema imunológico
Eritropoietina, um medicamento que ajuda a medula óssea a produzir mais células do sangue
Suplementos de ferro, vitamina B12, ácido fólico ou outras vitaminas e minerais.

Complicações

Anemia grave pode causar baixos níveis de oxigênio em órgãos vitais tais como o coração e pode conduzir a um ataque cardíaco.
Quando entrar em contato com um profissional médico

Chame seu médico se você tiver quaisquer sintomas de anemia ou qualquer sangramento incomum.