Tudo sobre parto normal

Parto

O que é parto normal

Parto normal é processo natural de nascimento do bebê, este processo se divide em 3 fases: dilatação do colo do útero, expulsão do bebe e expulsão da placenta.
Na grande maioria de partos normais a cabeça é a primeira a passar pelo canal vaginal, mas há partos em que os pés do bebê ou nádegas se apresentam primeiro(4%).

Após o parto a mulher pode voltar sua rotina diária normalmente, porém esforços físicos não são recomendados.

Benefícios do parto normal

Entre os benefícios do parto normal está a recuperação, que é mais rápida do que a recuperação do parto cesária, além de ficar menos dias no hospital.

Veja alguns benefícios do parto normal:

• – O risco de ter infecção é menor
  • – Ajuda na produção de leite
  • – Fortalece o laço entre mãe e filho
  • – O corpo volta ao normal mais rápido

Exercicios que ajudam no parto normal

Exercícios que ajudam no parto normal

• Exercícios de Kegel – ajuda a fortalecer órgãos como útero, bexiga e intestinos
  • Movimento pélvico – ajuda a fortalecer os músculos abdominais, alivia dores nas costas durante a gravidez e trabalho de parto,
  • Ficar de cócoras – ajuda na hora do parto pois abre a pélve até 1 cm
  • Exercício de Tailor – exercício que fortalece e alonga os músculos das costas, coxas e pélvis

Trabalho de parto normal

Os primeiros sinais de que você pode estar começando a entrar em trabalho de parto pode ocorrer entre 20ª e 37ª semanas de gravidez, começa com contrações ritmadas e dolorosas.

Sinais do trabalho de parto

• Contrações – estas contrações são ritmadas, dolorosas, com tempos espaçados e vão diminuindo seu intervalo com o passar das horas tornando-se mais forte e intensa
  • Rompimento da bolsa – você poerá observar uma quantidade de liquido semelhante a urina sem controle
  • Perda do tampão uterino – a gestante poderá observar uma quantidade significativa de líquido marrom com sangue

Resguardo do parto normal

Resguardo do parto normal é um período de 40 dias que o útero leva para se recompor, nesse período relações sexuais não são aconselhadas, mas não significa que você não possa namorar, basta usar sua imaginação.

Esta fase do resguardo é normal que a mulher sinta cólicas nas primeiras semanas, senta-se cansada e desanimada, isso ocorre devido ao esforço no parto, por isso é importante que haja compreensão de seu parceiro.

É importante que a mulher tenha uma alimentação rica em minerais, ferro e cálcio, é importante também beber de 2 a 3 litros de água por dia, recomenda-se tomar 1 copo com água antes de amamentar. Algumas refeições devem ser evitadas como: alimentos gordurosos, café, chocolate, refrigerantes, verduras escuras, talo de alface, feijão e tomate, pois passam para o leite causando cólica no bebê.

Não podemos esquecer das frutas com casca como a maçã, a ameixa e a pera, pois ajudam a prevenir a constipação que é comum nesta fase devido ao aumento uterino que comprime o intestino.

Com quantos dias cai os pontos do parto normal

Após o parto é normal que a mulher tenha um desconforto na região do períneo, mesmo que você não tenha levado pontos no local, pois essa região na hora do parto sofre uma pressão devido a passagem da cabeça do bebê.

Para aliviar a dor você pode ficar em pé, fazer compressas gelada, descansar e fazer banho de assento. Com relação aos pontos normalmente são absorvidos pelo organismo e caem naturalmente, não sendo necessário retornar ao médico para fazer a retirada.

Cuidados com os pontos

• – Use calcinha de algodão
  • – Lave as mãos antes de ir ao banheiro
  • – Lavar a região em sentido da vagina para o ânus
  • – Usar produtos de higiene íntima com pH neutro
  • – Não fazer esforços

Pontos do parto normal inflamados

Geralmente a cicatrização varia de pessoa para pessoa, a perda de sangue no parto, a umidade e o calor na região pode dificultar a cicatrização, pois pode ocorrer casos de proliferação de fungos causando a infecção.

Se isso ocorrer com você procure ajuda médica para que o tratamento seja feito com antibióticos ou pomadas indicadas pelo médico, nunca faça a auto medicação pois as consequências podem sérias.

Cicatriz do parto normal

A cicatrização ocorre geralmente entre 7 a 10 dias, mas é necessário esperar por pelo menos 30 dias para voltar a ter relação sexual.

Após a cicatrização ficará no local uma pequena marca, porém isso depende do tipo de pele e a forma como foi dado os pontos, podendo ficar mais perceptível ou não, mulheres morenas a cicatriz pode ficar mais espessa e outras mulheres podem ter uma cicatriz hipertrófica ou queloide.

Cinta pós parto

A cinta deve ser usada logo após o parto já no hospital, o uso da cinta é recomendado pois ajuda a colocar os órgãos internos no lugar, ajuda também a diminuir o inchaço na barriga além de dar segurança para espirrar, tossir e se mexer, porém não deve ser usada constantemente pois pode dificultar os movimentos musculares do abdômen e o fluxo sanguíneo.

Benefícios da cinta

• – Retorno do útero
  • – Evitar a dor na coluna
  • – Deixa a silhueta da mulher mais bonita
  • – Evita a formação do seroma

Modelos de cintas pós parto

Modelos de cintas pos parto

Depressão pós parto

A depressão ocorre logo após o parto, entre os sintomas estão tristeza, desanimo, crises de choro e rejeição ao bebê.

Causas

Não há uma causa específica para a depressão pós parto, o que se pode dizer que está ligado a fatores emocionais.

• – Tristeza
  • – Perca de intersse relacionadas a atividades diárias
  • – Perda de peso
  • – Dormir mais do que o recomendado
  • – Cansaço
  • – Sentimento de culpa

Tratamento

O tratamento é feito a base de ante depressivos que são usados por 6 meses, medicamentos como inibidores seletivos da recaptação de serotonina e antidepressivos tricíclicos também poderão ser recomendados, em alguns casos
aconselha-se psicoterapia ou terapia hormonal.

Após o parto cuide-se bem, siga as recomendações médicas e seja muito feliz ao lado de seu bebê!

Tags:, , , ,