Lesões na pele do bebe pós-parto (Hemangiomas)

O que é hemangioma?

Um hemangioma é o acúmulo anormal de vasos sanguíneos na pele.

Existem diferentes tipos de hemangiomas, Sendo eu principais:

O hemangioma cavernoso: malformação capilar dos vasos sanguíneos.
Fragiforme e hemangioma tuberosa: desenvolve-se nas primeiras semanas de vida do bebe.
Mancha vinho do porto:  é congênita.
Tumor hemangioma: apresenta o volume de saída.
Hemangioma capilar: situado na parte superior da camada de Pelé.
Hemangioma vertebral: localiza-se na coluna
Hemangioma hepático: é aquele que  surge no fígado.

Causas da hemangiomas

As causas do angioma são desconhecidas.  Em média, 30% dos angiomas estão presentes desde a nascença, o resto aparece durante os primeiros meses de vida, sendo mais frequente em meninas. Bebês pre-maturos têm mais risco de desenvolver angiomas.

Diagnóstico da hemangioma
O diagnóstico do angioma é feito através de um exame físico. Em se tratando de lesões profundas, pode ser necessário fazer ressonância magnética ou uma tomografia computadorizada.

Sintomas da hamangiomna

Os sintomas do angioma são lesões vermelhas ou roxas salientes na pele. Geralmente, elas aparecem logo após a nascença e apresentam um crescimento rápido. A maioria dos angiomas aparece no rosto e no pescoço.

Tratamento da hemangioma

Laser – Dentre os tratamentos existentes hoje, o laser é o mais seguro e eficaz. Este tratamento reduz o fluxo sanguíneo dos vasos, eliminando-os através da foto-termohemólise.

Escleroterapia – Utilizada para tratar hemangiomas do tipo ma formação venosa e linfangiomas. Este procedimento é feito através da injeção de um medicamento na área afetada para eliminar a lesão.

Embolização – Segundo a Dra.  Heloísa, este procedimento é recomendado apenas para tratar afecções com fístula arteriovenosa (comunicações entre uma artéria e uma veia) e não deve ser aplicado aos hemangiomas proliferativos.

Tags:, , ,