DST: gonorreia na gestação e infecção nos olhos do bebe.

Doenças, Gestação, Saúde, Saúde Feminina

O que é a gonorreia?

Também chamada de blenorragia, uretrite gonocócica, é um DST  facilmente transmitida causada pela bactéria Neisséria, que infecta especialmente a uretra, canal que liga a bexiga ao meio externo.

Em homens a doença provoca sintomas mais aparentes (secreção purulenta, ardor ), nas mulheres pode ser assintomática.

Quando não é tratada a gonorreia pode afetar outros órgãos. No homem a infecção alcança o testículo e o epidídimo, e pode causar infertilidade.

bacteria no penis

Sintomas da gonorreia

Os sintomas de gonorreia na mulher são: dor ao urinar, urina frequente, corrimento mal cheiroso e espesso, coceira na vagina, inflamação na região pélvica, corrimento retal, hemorragias uterinas.

Os sintomas nos homens são: secreção amarelada e purulenta, dor ao urinar e nos testículos.

Tratamento da gonorreia

O tratamento da gonorreia é simples, sendo feito da mesma maneira para homens e mulheres. Atualmente indica-se tratamento com dose única de antibióticos, os mais comuns são Ceftriaxona intramuscular ou Ciprofloxacino por via oral.

Azitromicina pode ser uma opção, mais os efeitos colaterais são comuns nas doses elevadas para tratar a gonorreia.

O parceiro deve ser sempre investigado e tratado, indica-se abstinência sexual até que todos os sintomas desapareçam.Em a casos assintomáticos deve-se evitar relação sexual por pelo menos 1 semana após o tratamento.

1317             images (1)

Contagio da gonorreia

Na maioria das vezes é transmitida através da relação sexual, nos homens a infecção normalmente começa na uretra, nas mulheres a bactéria infecta o colo do útero.

A bactéria pode infectar a garganta e o reto após o sexo oral e anal.

gonorreia4

Um bebê cuja mãe tenha gonorreia pode ter seus olhos infectados durante o nascimento ao passar pelo canal vaginal.

gonorreia-e-sfilis-14-638

Como prevenir a gonorreia

A prevenção da gonorreia é feita através do combate as doenças venéreas, com a adoção das seguintes medidas:

– Educação sexual: informe-se sobre os métodos de contágio da doença, e mantenha seus filhos, amigos e parentes informados;

– Controle regular e sistemático: em casos de relações sexuais com inúmeros parceiros, mesmo na ausência de sintomas (lembre-se de que a doença é assintomática).

download

È muito importante o uso de preservativo em todas as relações sexuais, evite vários parceiros e faça consultas genecológicas pelo menos 1 vez ao ano, no caso dos homens procurar o urologista.

Tags:, , ,