Toxoplasmose: contagio, diagnóstico, sintomas e tratamento.

O que é a toxoplasmose?

È uma doença parasitária causada por um protozoário chamado Toxoplasma Gondii, sendo um protozoário que causa doença em animais e seres humanos.
A toxoplasmose é uma doença bastante prevalente, normalmente fica como uma infecção inaparente ou assintomática, podendo gerar doença em alguns casos.

Como se pega a toxoplasmose?

A transmissão é feito pelos cistos do protozoário e geralmente é perpetuado no intestino do gato, podendo atingir qualquer pessoa ou animal, sua contaminação é de via oral.
Cuidados com alimentos é muito importante, pois a contaminação também pode ocorrer através de carnes mal passada ou através de vegetais mal lavados contendo poeira .

contagio toxoplasmose

Ciclo de vida da toxoplasmose

O protozoário faz um ciclo sexuado, são dois protozoários que fazem o ciclo no intestino do gato, onde se perpetuam e são eliminados nas fezes do gato os cistos contaminando o ambiente. Levados por moscas, baratas e outros bichos , poeira, praia, parquinhos, em tudo isso podemos encontrar o cisto, a poeira pode contaminar a alface se mal lavada comemos isso, mas é comum, levando em consideração que 90% das pessoa ja entraram em contato com a toxoplasmose.
Algumas pessoas desenvolvem a toxoplasmose em estagio leve, ou seja, tem febre e logo passa sem saber que contraíram, outras pessoas já tem uma forte infecção.
O cisto quando ingerido chega ao intestino, esse não consegue se reproduzir como no intestino do gato, então ele vai se dividindo e se multiplicando cada vez mais tentando completar o seu ciclo de vida e não encontra o tecido correto então se instalando em outros tecidos, indo pro olho, garganta e outras partes do corpo causando a toxoplasmose.

Sintomas da toxoplasmose

Quando a doença apresenta sintomas em uma pessoa sadia ( 10% das pessoas desenvolvem o sintomas da doença) podem ser de várias características a mais comum são ínguas que vem acompanhada de febre, mal estar, dor no corpo, dor de cabeça, as vezes dor de garganta.
È um quadro clínico limitado resolvendo sozinho, porem podendo levar meses para se resolver.
Outra forma de de apresentação da doença é infecção ocular, que pose ser desde uma irritação , vermelhidão ate uma dificuldade de enxergar, onde no exame oftalmológico pode ser detectado.
As gestantes quando contraem a doença pode ter uma invasão do feto pelo protozoário, podendo gerar aborto, infecção, problemas neonatais, mas há casos em que aparentemente a criança nasce sadia mas com o decorrer desenvolve problemas neurológicos ou motor.
A toxoplasmose evita-se pelo contato oral, ou seja, a ingestão do cisto. O cisto é encontrado no meio ambiente e verduras mal lavadas, em poeira, areia onde o gato deposita as fezes e em carne mal passada.

toxoplasmose

Como é feito o diagnóstico

Se a pessoa tem sintomas oculares o oftalmologista pode identificar no exame clínico, podendo também ser confirmada no exame de sangue.Através do exame de sangue o medico poderá identificar se a pessoa teve ou não contato com o protozoário, se é uma infecção latente tardia ou aguda.
No caso de pacientes com Aids que tem sintomas neurológicos, uma tomografia pode mostrar lesões sugestivas da doença.

Tratamento da toxoplasmose

O tratamento da toxoplasmose é feito com antibióticos via oral recomendado pelo médico. A princípio o tratamento é feito durante duas semanas ou de acordo com cada caso.

Tags:, , ,