Posso continuar amamentando meu bebê enquanto estou doente?

Comentários desativados em Posso continuar amamentando meu bebê enquanto estou doente?
Alimentação, Desenvolvimento, Doenças, Saúde, Saúde infantil

Conseguirei tomar medicação ou prejudicarei meu filho?

O que acontece se eu sofrer de uma doença crônica? E se eu tiver que passar por algum exame médico? Nós revelamos todas as suas dúvidas sobre isso.

bebe-medicação

Uma das questões que muitas vezes atacam as mães que amamentam é saber se elas podem continuar amamentando quando estão doentes, não apenas pelo risco de infectar o bebê, mas também pela compatibilidade dos medicamentos prescritos pelo médico.

Existem muitos mitos sobre esse tema, mas a realidade é que a amamentação é compatível com a maioria das doenças, tanto comuns quanto crônicas, e que quase nenhum tratamento farmacológico ou teste diagnóstico interfere na qualidade do leite materno.

De fato, apenas 5-10% das drogas são realmente incompatíveis e, portanto, obrigam a mãe a interromper a amamentação.

Doenças e medicamentos

Doenças comuns

As doenças infecciosas leves, como resfriados, gripes, gastroenterites, infecções do trato urinário, etc., não contra-indicam a amamentação, pois não afetam a produção de leite ou a composição do leite, além de não serem transmitidas pelo leite materno.

Pelo contrário, o que geralmente acontece é que, alguns dias após a mãe contrair a infecção, anticorpos específicos aparecem no leite contra o agente causador da infecção. Esses anticorpos defendem o bebê que ou não passará a doença ou sofrerá de forma mais branda.

Por esta razão, não só a amamentação pode continuar, mas é aconselhável fazê-lo.

Hepatite

Nem hepatite B nem C são transmitidas pela amamentação. No caso da hepatite B, quando a mulher grávida é uma transportadora, deve ser dada ao recém-nascido tanto vacina e imunoglobulina específica para evitar que a doença se desenvolve, mas quando a amamentação mãe pode fazê-lo sem medo.

Tuberculose

A tuberculose é transmitida pelo ar, por isso, se o bebê estiver infectado, não estará tomando o seio, mas sendo exposto ao mesmo ambiente que sua mãe.

Varicela-herpes zoster

Esta é uma doença grave no recém-nascido, por isso, se a mãe sofre de cinco dias antes do parto e dois dias depois, o bebê deve receber imunoglobulina específica dentro de 72 horas após o nascimento.

Além desse período, o risco para o bebê diminui. Interromper a amamentação é inútil neste caso, uma vez que a varicela é contagiosa por vários dias antes que a erupção apareça.

Herpes simples

No caso do herpes simplex, só é necessário interromper a amamentação se a mãe tiver lesões ativas nos mamilos ou próximas a ela.

Se o herpes estiver localizado em um único seio, a mulher pode continuar amamentando com o outro até que as lesões se curem.

Hipertireoidismo e hipotireoidismo

Nenhuma dessas duas doenças é incompatível com a amamentação . Além disso, os medicamentos usados ​​em ambos os casos são perfeitamente seguros. No caso de hipotireoidismo, se não for tratado corretamente, pode causar hipogalactia.

Doença cardíaca e hipertensão

A amamentação não é prejudicial em caso de sofrer de doença cardíaca, uma vez que não sobrecarrega o sistema cardiovascular da mãe. Além disso , foi demonstrado que a oxitocina pode baixar a pressão arterial.

Depressão

Depressão não é uma contra-indicação ao dar o seio . Além disso, existem vários medicamentos antidepressivos que podem ser usados ​​durante este período.

Alergias e Asma

No caso de mães alérgicas, não só não é perigoso amamentar, mas também é recomendado , a fim de fornecer o bebê com anticorpos. No caso de ter que tomar medicação, existem muitos anti-histamínicos compatíveis com a amamentação.

É aconselhável sempre informar ao médico que você está amamentando, pois alguns medicamentos podem reduzir consideravelmente a produção de leite.

Quanto à asma, não há contraindicação, pois o uso de broncodilatadores é completamente seguro.

Epilepsia

Praticamente todos os antiepilépticos são compatíveis com a amamentação, por isso não há razão para parar a amamentação se você sofre de epilepsia.

Diabetes

A insulina não passa para o leite , por isso as mães diabéticas não devem ter medo de amamentar seus bebês.

HIV

O HIV ou SIDA é uma das poucas doenças que podem contra-indicar a amamentação . Crianças infectadas ou mães doentes podem tornar-se infectado, então, dada a gravidade da doença, que é aconselhável não amamentar, exceto em áreas onde não são sem saneamento adequado (falta de água potável, por exemplo, para preparar e lavar corretamente as garrafas).

Neste caso, o risco de morte para o bebê alimentado com leite artificial é maior do que o de ser infectado com anticorpos anti-AIDS.

Além disso, de acordo com os estudos mais recentes, bebês que tomam aleitamento misto são mais propensos a contrair o HIV do que aqueles que tomam o aleitamento materno exclusivo. Isso ocorre porque os micróbios ou proteínas estranhas presentes em outros alimentos produzem pequenas lesões na mucosa digestiva, o que facilita a entrada do vírus no organismo.

Câncer

O câncer é outra das doenças que podem ser uma contra-indicação ao aleitamento materno . Neste caso, não por causa do risco do bebê contrair a doença, mas por causa dos tratamentos, que podem ser incompatíveis com a amamentação.

No entanto, existe a possibilidade de interromper a amamentação durante o tratamento e recomeçá-la uma vez terminada, sempre sob supervisão médica e aconselhamento para evitar riscos.

Testes de diagnóstico

Raios-X

Nem radiografias nem outros testes diagnósticos, como ultrassonografias, mamografias, ressonâncias magnéticas, tomografias … são contraindicados durante a amamentação. O leite materno não irradia ou altera suas propriedades quando submetido a este tipo de testes.

Contrastes

Nenhum tipo de contraste, mesmo o iodo, é absorvido através do leite, para que você possa continuar amamentando normalmente, sem esperar por um certo tempo ou descartar o leite após o teste.

Gammagrafia

Scans usar isótopos radioativos, mas é suficiente que o uso médico tem uma meia-vida mais curta, ou seja, menos tempo, mais tarde, metade consumido ou convertido de sua concentração inicial, para afastar os riscos potenciais.

Anestesia

A anestesia é metabolizada e não se acumula no leite, portanto, após uma operação, não é necessário descartar o leite ou suspender a lactação.

Tags: