Gravidez  de 5 semanas e o crescimento do bebê

Comentários desativados em Gravidez de 5 semanas e o crescimento do bebê
Gestação

5 semanas de gravidez sintomas

Por volta da 5 semanas de gravidez os sintomas já estão presentes, os seios aumentam seu tamanho ficando mais sensíveis e com coloração mais escura, os vômitos e náuseas são mais frequentes, o cansaço aumenta e o humor sofre alterações.

A gravidez semana a semana faz com o corpo da mulher sofra alterações, por isso é normal a gestante ter cólicas no início da gestação, essas cólicas se dão devido ao crescimento do útero, porém se as cólicas forem muito forte ou acompanhadas de sangue procure um médico o mais rápido possível.

Desenvolvimento embrionário

Na 5 semanas de gravidez que corresponde a segunda semana da gestação, o embrião está com o tamanho aproximado de 1 mm e estruturas importantes estão sendo formadas como:

• – Sistema nervoso central
  • – Músculos
  • – Olhos
  • – Ouvido
  • – Coração
  • – Fígado

5 semanas de gravidez

Durante a 5 semanas de gestação ocorre o fechamento do tubo neural e membros os superiores e inferiores que serão os braços e pernas começam a se desenvolver.

Mudanças no corpo da gestante

Nesta semana uma pequena barriguinha começa a despontar, as idas ao banheiro torna-se mais frequente, devido a compressão sobre a bexiga e ao aumento do útero. Possíveis infecções urinárias podem aparecer nesta fase, por isso é importante que a gestante fique atenta a cor da urina e se sente dor ao urinar.

É normal na 5 semanas de gravidez que a gestante sinta cansaço, enjoos, asias e vômitos, pois seu metabolismo diminui naturalmente, indica-se fazer uma alimentação saudável e balanceada e nunca faça a auto medicação para melhorar os enjoos e náuseas.

Cardápio para gestante

Café da manhã

• – Pão integral, bolo simples
  • – Leite, queijo
  • – Aveia
  • – 1 fruta
  • – Suco natural

Almoço

– Verduras, legumes e Vegetais, preferir os de folhas escuras pois são fonte de ácido fólico, essencial para o desenvolvimento do bebê.

• – Arroz integral
  • – Feijão feijão
  • – Carne branca se possível
  • – Suco natural

Lanche da tarde

• – Pão integral
  • – Iogurte

Jantar

• – Legumes ou verduras
  • – Arroz integral
  • – Feijão
  • – Frango grelhado

O crescimento do bebê

Fisicamente você pode parecer nem parecer estar grávida, mas seu bebê esta crescendo rápido.
Durante esta semana o coração começa a bater, os principais órgãos como os rins e o coração, estão se desenvolvendo, e o tubo neural, que liga o cérebro à medula espinhal, se fecha. Neste momento é fundamental que você tome um suplemento de ácido fólico, uma substância que ajuda a prevenir defeitos do tubo neural. Converse com seu médico para pedir mais orientações sobre a dose certa para você.

Alimentação saudável na gravidez

• – Na gravidez é importante alimentar-se bem para que o bebê receba todos os nutrientes de que precisa
  • – Nesta fase em que as células do seu embrião se dividem e crescem a toda velocidade a vitamina C é muito importante

Enjoos na gravidez

A maioria das mulheres tem enjoos constante, outras fazem xixi toda hora, outras tem muita dor de cabeça, tudo isso no primeiro trimestre de gravidez, mas é tudo normal.
Há também aquelas mulheres que não sentem nada disso, ou seja, não tem nenhum sintoma de gravidez, podemos considera-las sortudas.

Existem sintomas na gravidez que não podem ignorados, se sua gravidez é de risco ou sua idade já está avançada, não deixe os sintomas de lado procure logo um médico para fazer exames de ultrassom e verificar se tudo esta bem com você e com o bebê.

Há também alguns exames de sangue que conseguem apontar problemas genéticos, porém são caros e não cobertos pela maior parte dos seguros médicos. Em caso de forte suspeita de algum problema, o obstetra pode ainda sugerir testes mais complexos e invasivos, como a biópsia do vilo corial.