Fimose – causas, tratamento e prevenção

Comentários desativados em Fimose – causas, tratamento e prevenção

O que é fimose

A fimose é a dificuldade de expor a glande, ou seja, a cabeça do pênis, essa condição se dá
quando o prepúcio possui um anel muito estreito e muito pequeno para que haja a exposição da glande.

fimose

Causas da fimose

A principal causa da fimose são assaduras e cicatrizes que retraem a pele, deixando o prepúcio mais estreito e dificultando a exposição da cabeça do pênis, porém a fimose também pode ocorrer durante a formação do feto, onde o prepúcio é anelado e não é possível expor a glande com facilidade.

A fimose pode ocorrer em vários períodos: na infância, na adolescência e na idade adulta, mas quando ocorre em uma dessas fases, pode ser causada pela falta de higiene, pois estima-se que 50% dos casos de fimose ocorrem no primeiro ano de vida, aumentando para 89% na idade de 3 anos.

Graus da fimose

• – 1º grau: retração total do prepúcio
  • – 2º grau: exposição parcial
  • – 3º grau: retração parcial, metade da glande continua encoberta
  • – 4º grau: retração leve, porem o orifício urinário continua encoberto
  • – 5º grau ão tem retração

Diagnóstico de fimose

O diagnóstico da fimose é simples é rápido, o médico faz um exame físico onde fica evidente a não exposição da glande pela retração do prepúcio.

Complicações da fimose

A fimose torna-se complicada quando ocorre a parafimose, que é o estreitamento do prepúcio ou é impossível fazer a higiene no local.

O que é parafimose ?

A parafimose é quando não é possível fazer com que o prepúcio volte a recobrir a glande do pênis quando retraído, esta complicação é considerada emergencial, pois em casos mais graves pode levar a caso de gangrena e amputação do pênis.

Tratamento da parafimose

O tratamento da parafimose pode ser feito com compressas geladas, com massagens para reduzir o inchaço, em casos extremos é necessário fazer punções com agulha hipodérmica para liberar o acúmulo de sangue no pênis.

Cirurgia de fimose

A cirurgia de fimose é o procedimento que é feito para retirada do excesso de pele no pênis, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida do paciente, para uma melhor higiene e o desempenho sexual.

Tratamentos com pomadas são indicados para ajudar a descolar a pele, porém em alguns casos o paciente não tem o resultado desejado sendo necessária a cirurgia, que é um procedimento simples, a anestesia é local, em casos de crianças a anestia pode ser geral e tem duração de 1 hora.

A circuncisão tem início marcando o excesso de pele que precisa ser retirado, a marcação é de extrema importância para, pois a retirada de pele de forma incorreta pode trazer sérios problemas na estética do pênis causando encurtamento e curvatura anormal levando a “síndrome de pele curta”.

Após a circuncisão são realizadas as suturas, no dia seguinte o paciente poderá retornar as atividades cotidianas normalmente, mas atividades físicas e intensas não são recomendadas e relações sexuais são liberadas somente 30 dias após o procedimento.

cirurgia de fimose

Pomada para fimose

• – Postec
  • – Betnovate;
  • – Berlison
  • – Drenison

Ambas as pomada são a base de corticosteroide e de propriedade anti-inflamatória, nunca faça a auto medicação para uso seguro e saudável siga sempre orientações médica.

Postectomia recuperação

A recuperação da cirurgia de fimose ocorre em cerca de 10 dias e já não tem dor nem sangramento, ocorre que até o 8º dia poderá sangrar durante o sono, devido a ereções que podem ocorrer, por isso recomenda-se fazer esse tipo de cirurgia ainda na infância.

O médico recomendará fazer a troca de curativo no dia seguinte e lavar o local com água e sabão, com muito cuidado, a seguir deve-se aplicar uma pomada anestésica que será indicada pelo médico e fazer o curativo novamente com gaze esterilizada para que a região fique seca.

Para uma recuperação rápida recomenda-se:

• – Evitar esforços desnecessários nos 3 primeiros dias
  • – Fazer compressa com gelo para diminuir o inchaço
  • – Respeitar os horários para tomar os analgésicos
  • – Fazer abstinência sexual no período recomendado pelo médico

Prevenção de fimose

Para prevenir a fimose a melhor maneira é fazer a higiene no local, devem ser evitadas as massagens ou exercícios que possam arregaçar a pele do prepúcio, pois causam dor e pode provocar sangramentos e consequências futuras, como a formação de cicatrizes que causam a redução do orifício por onde deveria passar glande.

Benefícios da cirurgia de fimose

Após a retirada de pele em excesso os benefícios serão visíveis, logo no início o paciente perceberá a facilidade para fazer a higiene íntima, pois a secreção que antes se acumulava não incomodará mais, o mal cheiro que muitas vezes era possível sentir desaparecerá e os riscos de infecção na região diminuirá, deixando o paciente mais saudável e feliz.

beneficio da cirurgia de fimose

Tags:, , ,