Causas da falta de ar durante a gravidez

Destaque, Gestação

Falta de ar na gravidez

A maioria das mulheres grávidas sentem falta de ar na gravidez, porém não é prejudicial e não afeta a quantidade de oxigênio que o bebê recebe, então falta de ar na gravidez é normal.

No início da gravidez o aumento dos níveis do hormônio progesterona faz com que você respire com mais freqüência,
Isso pode fazer com que você sinta falta de ar, este hormônio aumenta a capacidade de seus pulmões, permitindo que uma grande quantidade de oxigênio seja transportado para o bebê.

Mais tarde na gravidez

Falta de ar na gravidez como aliviar

Outro fator que que desencadeia a falta de ar é o crescimento do útero, que por sua vez comprime os pulmões. Quando a falta de ocorre, é recomendável que a gestante se sente de forma confortável e relaxada, ficando concentrada na sua respiração, inspirando e respirando.

Por volta de 31 a 34 semanas de gravidez, o útero começa a colocar pressão sobre o diafragma (o músculo liso que se move quando você respira), estas mudanças fazem os pulmões trabalharem mais para expandir completamente.
Isto pode causar respiração superficial, e você pode sentir falta de ar.

Falta de ar no começo da gravidez

A falta de ar no começo da gestação não é um fato comum, mas pode ocorrer se a gestante for asmática, se tiver bronquite ou resfriado, porém se a falta de ar vier acompanhada de:

• – Tosse
  • – Palpitação
  • – Se o coração acelerar

Inicio da gravidez

A falta de ar na gravidez pode ser causada por:

• – Atividade física em excesso
  • – Crescimento do bebê
  • – Cansaço
  • – Asma
  • – Bronquite

Durante as últimas semanas de gravidez

A falta de ar diminui quando o bebê se estabelece melhor na pelve para se preparar para o nascimento, quando o bebê se encontra nesta posição, a pressão nos pulmões e diafragma diminui.

Dicas para melhorar a falta de ar na gravidez

Falta de ar na gravidez como aliviar, veja abaixo algumas dicas que ajudará você a se sentir melhor!

• – Mantenha uma boa postura quando sentado ou em pé, isso vai dar mais espaço para os pulmões se expandirem
  • – Levante os braços acima da cabeça, isso diminuirá a pressão nas costelas, podendo respirar melhor
  • – Acalme-se, os batimentos cardíacos vão diminuir lentamente
  • – Dormir elevada, coloque travesseiros na parte de trás do seu corpo para dormir, esta posição ajudará aliviar a pressão sobre os pulmões

Falta de na gravidez 1

Ao falar com o seu profissional de saúde.

É normal sentir um pouco de dificuldade para respirar durante a gravidez. Converse com o seu profissional de saúde imediatamente se suas crises são graves ou vem de repente, também procure seu médico imediatamente se tiver algum destes sintomas:

• – Pulso rápido
  • – Palpitações (o coração bate rápido e forte)
  • – Tonturas ou desmaios
  • – Dor no peito
  • – Se lábios e dedos das mãos ou pés ficarem com a cor roxa
  • – Tosse persistente
  • – Tossir sangue
  • – Febre ou calafrios
  • – Piora da asma

Qualquer doença respiratória pode piorar durante a gravidez. Se você tem asma, não se esqueça de falar com o seu médico sobre como agir nessa condição durante a gravidez.
A asma pode permanecer a mesma, pode melhorar ou piorar durante a gravidez, mulheres com asma moderada ou grave têm maior risco de ataques de asma durante o terceiro trimestre da gravidez e durante o parto.

Tags:, , , ,