Cárie dentaria em crianças

Desenvolvimento, Saúde infantil

Os dentes decíduos são muito importantes para o desenvolvimento do ser humano.
A cárie dentária é muito frequente em crianças, isto porque na boca e gengivas existem muitas bactérias capazes de destruir as camadas externas dos dentes.
Estas bactérias se alimentam dos restos de alimentos principalmente dos doces que ficam na boca após as refeiçoes e multiplicam-se de forma muito rápida.
Essas bactérias são capazes destruir as camadas mais superficiais dos dentes levando ao crescimento de pequenas caries.
A higiene bucal é importante e necessária, os pais devem orientar a criança a escovar os dentes após as refeições para que desta forma haja a prevenção de cárie na infância.
Quando uma criança tem carie e sente dor no dente, este pode ser tão danificado que acaba caindo, estudos mostram que 85% de todos os adultos tem ou já tiveram carie dentária .
Mais importante ainda é que mais da metade das crianças sofrem de carie dentaria e o pouco cuidado que se tem com a saúde dos dentes e das crianças.

Veja como se desenvolve a cárie

Você já ouviu falar sobre cárie de mamadeira?
A mãe normalmente dá o leite para a criança com açúcar, o que não deve acontecer. Outro erro muito cometido pelas mães é dar o leite com a criança dormindo, o correto é dar a mamadeira com a criança acordada e depois de dar um pouquinho de água para que possa tirar o açúcar da boca.
Nos casos em que a criança ainda não tem dente deve-se passar uma gaze nas gengivas com água filtrada ou com soro sendo que o importante é fazer o atrito da gaze com a gengiva da criança, passar também na linguinha do bebê, isso é muito bom e importante para a saúde bucal do bebê.
A alimentação da criança deve ser saudável, é importante que os pais evitem dar açúcar para seus filhos, pois desde de bebê deve-se habitua há uma alimentação mais natural como suco sem açúcar ou o próprio leite sem açúcar, pois não há necessidade de introduzir o açúcar na alimentação da criança muito cedo.
A chupeta também é uma grande vilã, prejudicando a arcada dentária e quando consumido alimentos ela ajuda a produção de cárie pois junta-se a saliva causando um mal muito grande para a criança.
Uma criança bem cuidada é um adulto saudável.