Anemia na gravidez- risco, tratamento e prevenção

Destaque, Gestação

A anemia na gravidez pode ocorrer durante o terceiro mês, pois a necessidade de ferro no organismo aumenta, se a energia necessária não for oferecida em quantidades adequadas ou de reserva o corpo, a mãe está em um quadro de deficiência de ferro, condição que ocorre em 40% das gestantes.

Além de enfraquecer a gestante, a anemia interfere na oxigenação o feto, por isso é tão importante prevenir antes que haja uma situação agravante tanto para a mãe quanto para o bebê.

anemia na gravidez

Causas da anemia na gravidez

Quando ocorre a gravidez, o corpo precisa de um aumento progressivo no volume de sangue para atender as necessidades metabólicas da gestante e do bebê, este processo é chamado de hemodiluição fisiológica.

Fatores que podem desenvolver a anemia na gestante

• – Processo de Hemodiluição- aumento da necessidade de ferro e má alimentação;
  • – Miomas uterinos- causam pquenas hemorragias, porém frequentes
  • – Placenta prévia- também responsável pelo excesso de sangramento

É importante que toda mulher ao engravidar procure logo no início o médico, para realizar exames de sangue, que, caso venham apresentar alguma complicação seja tratada logo no começo.

Riscos da anemia na gravidez

A anemia na gravidez pode ocasionar na mulher:

• – Fadiga
  • – Tonturas
  • – Dor de cabeça
  • – Irritabilidade
  • – Dificuldade para respirar

Estes sintomas são característicos da anemia durante a gravidez, sintomas não devem ser ignorados, pois a deficiência de ferro se negligenciado, torna-se grave e com sérias consequências.

A carência de ferro pode causar a falta de oxigênio para o feto, impactando negativamente em seu bem estar e desenvolvimento, além disso durante o parto a mãe vai inevitavelmente sofrer uma perda de sangue, em média cerca de 200-300 cc de sangue.

anemia gestacional

Sintomas da anemia na gravidez

Como a anemia na gravidez não é considerada uma doença grave, pode muitas vezes passar desapercebida, pois seus sintomas podem ser confundidos com sintomas de outras doenças.

Os sintomas mais comuns da anemia na gravidez

• – Pele pálida
  • – Perca de cabelo mais do que o nromal
  • – Unhas quebradiças
  • – Perda de apetite
  • – Fadiga
  • – Falta de ar
  • – Fraqueza
  • – Apatia;
  • – Tontura
  • – Dor de cabeça

É importante citar que nem todas as mulheres gravidas que está com anemia vai apresentar sintomas, exceto se a quantidade de células vermelhas estiverem baixa.

Diagnóstico da anemia na gravidez

O diagnóstico da anemia é feito através de um hemograma completo que mostrará o valor da hemoglobina e da ferratina, mas o diagnóstico também pode ser detectado no consultório medico por uma análise feita pelo médico, analisando o aspecto da pele.

Tratamento da anemia na gravidez

O tratamento da anemia na a gravidez é feito com consumo de alimentos ricos em ferro como:

• – carne vermelha
  • – Fígado
  • – Vegetais de folhas verde escuras
  • – Aves
  • – Frutas ricas em vitamina C
  • – Leguminosas
  • – Peixes

anemia na gravidez 1

Prevenção da anemia na gravidez

A anemia na gravidez se dá pela falta de ferro no organismo, perda de sangue ou hemorragias frequentes, a anemia deve ser diagnosticada o quanto antes para ser tratada o mais rápido possível.

Para preveni-la a mulher deve ter uma dieta rica em minerais e vitamina C, pois o ferro não atua sozinho no organismo, dentre as vitaminas e minerais estão:

• – Vitamina C – auxilia na obsorção de ferro pelo organismo
  • – Carboidratos – fornece calorias necessárias de que a gestante precisa
  • – Proteínas – responsável pela produção de células da mãe e do bebê
  • – Ácido fólico – atua na formação do sistema nervoso
  • – Vitamina B12 – contribui na formação d novas células sanguínea
  • – Cálcio – atua na formação dos ossos e dente do bebê

Dicas: O que é bom para anemia na gravidez ?

Quando o corpo encontra-se em condições normais, uma dieta equilibrada é suficiente para garantir a reposição de ferro de que você precisa. Porém na gravidez suplementos não são recomendados devido a má aceitação do organismo, então você poderá encontrar este mineral nos alimentos de origem animal e vegetal.

• – Carne vermelha
  • – Ovos
  • – Peixe
  • – Cereais
  • – Legumes
  • – Vegetais de folhas verdes

Na carne, nos ovos e nos peixes o ferro está presente de maneira que é de fácil absorção pelo organismo, cerca de 25% do que é ingerido é absorvido, já o ferro em origem vegetal o nível de absorção é menor, porém aumenta se os alimentos forem combinados com alimentos ricos em vitamina C.

Sucos para anemia na gravidez

Suco para anemia

• – Suco de salsinha com abacaxi – bata no liquidificador 3 rodelas de abacaxi com 1/2 xícara de salsinha com 1/2 copo de água
  • – Suco de laranja, cenoura e beterraba – no liquidificador coloque 6 laranjas, 1 beterraba e 1 cenoura, bater tudo