Anemia Gestacional (Riscos)

Destaque, Gestação

Um dos maiores cuidados que uma gestante teve ter no período de gestação é  a alimentação, isso  refere-se  a defesa do organismo e aos anticorpos, evitando assim uma anemia gestacional.

A anemia é uma doença que acomete muito as gestantes,tornando-se um problema de saúde pública  no  mundo todo, anemia gestacional principalmente a caracterizada pela falta de ferro, é causada pelo  fato da  mulher não consumir ferro necessário ou pela perda perda de sangue menstrual, por isso  acaba  desenvolvendo esse tipo de anemia durante a gestação.

Riscos da anemia na gravidez

O desenvolvimento da anemia na gravidez gera riscos para a mulher e para o bebê, que pode não se desenvolver corretamente. A mulher pode sentir-se muito cansada e ter muito sono e, se ela vir a perder muito sangue no parto, sua anemia poderá tornar-se numa anemia profunda e dificultar o cuidado com o recém nascido.

Para saber se a grávida está com anemia o médico pode pedir um exame de sangue que mostre o valor da hemoglobina e da ferritina mensalmente. Valores menores que 11g/dl da hemoglobina são indicadores de anemia durante a gravidez e o tratamento deve ser instituído logo.

Causas da anemia na gravidez

Embora haja quatro tipos de anemias, o tipo mais comum na gravidez é devido à carência de ferro. A necessidade de ferro aumenta durante a gravidez por conta do aumento do volume sanguíneo circulante, da formação dos tecidos do bebê e da placenta e da reserva de ferro do feto. A mulher pode ter uma condição anêmica anterior à gravidez e sua anemia se acentuar durante a gestação. Outras mulheres, antes normais, podem tornar-se anêmicas durante a gravidez. Isso se deve, sobretudo, a uma alimentação inadequada e a uma diluição mais acentuada do sangue, em virtude do maior acúmulo de líquido no organismo.

Sintomas da anemia na gravidez:

cansaço,

desanimo,

falta de apetite,

falta de ar,

fraqueza e as vezes até irritabilidade.

O problema da anemia na gestação é o não desenvolvimento do bebe adequadamente dentro do útero, isto é, pouco oxigênio e nutrientes da mãe, por que bebes de mães anêmicas nascem com baixo peso, sendo um problema que deve ser tratado o mais rápido possível, as vezes com a própria alimentação já vemos um bom resultado, mais na maioria das vezes é necessário a suplementação.

È muito importante que a gestante tome esse suplemento, que faça o uso corretamente para que o bebe não tenha problema durante a gestação.

Em relação a alimentação aconselha-se um acompanhamento com um nutricionista que dará toda orientação correta.

Tags:, , ,